sábado, 22 de outubro de 2011

Matéria da TV Diário (Mogi das Cruzes) - também participei! rs

 Estamos no mês de Campanha Mundial de Prevenção ao Câncer de Mama. A TV Diário fez uma matéria sobre o assunto, e dei uma entrevista falando um pouquinho sobre o meu momento. Já tem 15 dias que passou a matéria.
No dia da gravação fazia15 dias que eu tinha operado. Eles foram até a casa da minha vózinha... Fiquei morrendo de vergonha...lóoogico rs. Depois que vi o video a vergonha deu espaço para o espanto... nossa, com a TV engorda a gente!!!!!!!.... mais do que eu já engordei.... Peloamorrrr....hahahahahaha
Mas se é pra ajudar vamos lá!!!!!

Aí está o link da gravação

http://www.tvdiario.com.br/diariotv/index.php?option=com_content&view=article&id=6068%3Aprevencao-e-o-melhor-caminho-para-o-combate-do-cancer-de-mama-&catid=27%3Asaude&Itemid=34


Beijos beijoss...

Essa fotinho tirei no dia da entrevista. Foi também o dia que minha irmã e o Ga voltaram para o Qatar, meus amores!
Bom fim de semanaaaaa

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Pós operatório (Mastectomia Radical). Primeiro dia ainda no hospital!

Comecei  a acordar... não me lembro muito bem a ordem dos acontecimentos.  Me lembro de acordar com uma enfermeira me olhando na sala de pós operatório, e quando abri os olhos ela falou... já está tudo bem. Nessa hora acho que tentei mexer o braço esquerdo e senti o braço muito pesado e doendo.  Logo dormi de novo. Não sei quanto tempo depois, lá no fundo do meu sono eu ouvia uma voz”zinha” assim...”Mi?? Mi, sou eu, a Ju! Mi?? Já acabou!!” Quando abri os olhos vi minha prima Ju (Mi é um dos meus apelidos na família). Aí ela falou, já acabou, foi tudo bem viu. Falei com as enfermeiras e me falaram que correu tudo bem na cirurgia, e que você estava bem calma, e chegou até brincando no centro cirúgico. Perguntei da minha mãe, e em seguida do Felipe. Ela disse que os dois estavam na sala de espera do centro cirúrgico, e já sabiam que a cirurgia tinha acabado e que eu estava bem! Era exatamente o que eu queria, que avisassem que eu estava bem.  Eu já sabia que seria feita a mastectomia radical, aí perguntei pra Ju se haviam esvaziado a axila (retirado os linfonodos axilares). A Ju não sabia dizer. Mas eu tinha certeza que sim... sentia dores no braço... e peso também. Não me lembro se doía a axila. A Ju saiu e eu ainda fiquei ali na sala esperando a hora que iam me pegar. Senti um gosto forte na boca ... acho que foi o mesmo que senti quando fiquei inalando p/ dormir antes da cirurgia...rs.
mãezinha
Logo avistei o José Carlos, o maqueiro que me levou p/ o centro cirúrgico de manhã. Adorei vê-lo, pois sabia que era hora de me levar pro quarto. Assim que saí do Centro cirúrgico vi minha mãe e o Fê sentadinhos. Que alegria vê-los ali. Lembro da cena de ir para o quarto na maca olhando pra eles! 
Felipe, meu amor... pra variar tirando onda, como sempre! rs

 Não me lembro muitos detalhes do primeiro dia. Passei o dia deitadinha, sentia doer as costas próximo a “asinha” do lado esquerdo.  O Fe ficou um tempão lá comigo. Foi ele quem me confirmou o esvaziamento dos linfonodos axilares.
Aninha.  (faltou a Dani na foto)
 A Dani e a Aninha também fizeram uma visitinha. Até pedi pra Dani dar um jeitinho no meu rosto e me fazer um make básico. Ah gente, num aguento ficar sem maquiagem né? Rsrsrs. A Aninha disse que assim que ela apareceu do meu lado no quarto eu olhei com aquela cara de “grogue”  e cantei (como uma bêbada) – “Tu ficaste tão bonita monoteta, mais vale um na mão do que dois no sutiã...” (Mamonas Assassinas) ... eu não me lembro dessa parte rsrsrs.... e de várias outras.  Logo foram embora pois ainda iam voltar pra Santos.


Minha mãezinha ficou o tempo todo lá do meu lado. Minha irmã foi me visitar a tarde... acho que ficou criando coragem pra ir tadinha...rs. O jantar chegou quando ela estava lá, eram quase 19hrs, e eu tracei a comida. Imagina a minha fome...quase 24 horas sem comer.  Minha irmã fotografou e logo postou no face a gordinha aqui jantando...rs. E acreditem, a comida de lá não tem nada de comida de hospital como sempre ouvimos as pessoas falarem. A comida lá é super saborosa, além de saudável né!! 
Meu jantarzinho básico! e tão esperado!!

Paizinho
Meu papis chegou logo depois e ficou lá comigo também. Foi muito bom que ele foi, vi que ficou feliz de ver que eu estava bem. E vê-lo tranquilo em me ver bem me deixou muito feliz. Mas ele teve que embora, pois o horário da visita já estava no fim, e ele ia voltar pra Bertioga ainda. Minha prima Ju chegou pra ficar um pouco comigo, conseguiu uma poltrona pra minha mamis ficar mais confortável. O horário de visita era até as 20hrs, mas minha mãe saiu de lá quase dez da noite rsrsrs. A Ju ficou lá, e até ajudou a enfermeira a me colocar sentada. Vagarosamente me levantaram e eu fiquei sentadinha na poltrona. Assim a enfermeira pôde trocar a roupa de cama, pois eu e a comadre (de fazer xixi) ainda não nos entendíamos muito bem, e foi maior molhadeira ahahahaha. A Ju me deu um help pra tomar um banho de gato com aqueles lencinhos umedecidos novos que são meio atoalhados. Eu estava aflita pra tomar um banho... por causa da cirurgia e de ficar deitada na cama o dia todo né.  Bom, o fato é que eu voltei pra minha cama de lençóis limpinhos, com as costas aliviadas e me sentindo bem melhor depois do banho de gato...rs.
A Ju ficou comigo até mais ou menos meia noite, eu acho.
Foi tudo tranquilo nesse primeiro dia, eu não sentia dores fortes, aliás, eu quase não sentia dores. Só alguns incômodos, naturais né, afinal só haviam passado algumas horas da cirurgia. Eu tinha medo de como me sentiria após cirurgia, pois acordaria sem uma mama, mas na verdade eu me senti muito bem, pois me senti curada, e livre daquilo que não me pertencia mais. O tumor e o câncer já estavam bem longe de mim! AMÉM!
 Nessa noite eu tive um pouco de dificuldade pra dormir. Dormi tarde, por pouquíssimas horas e acordando o tempo todo. Acordei umas 6hrs da manhã com o Dr Baeta em pé do lado da minha cama. Me falou que a cirurgia foi tudo bem e falou um pouco sobre alguns cuidados que eu deveria ter. Logo depois veio o pãozinho de café da manha e uma banana. Comi o pão e dormi...pouco, mas um soninho bom... 
Essa foto já era pra ter sido postada antes. Esse é o Dr Baeta, meu mastologista.
Um médico abençoado, pessoa maravilhosa!


quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Rumo à cirurgia!!!! Momentos de tensão?? NEM PENSAR!

Dia 18/09 cheguei em Mogi no final da tarde. Já desfiz a mala. Deixei tudo guardadinho no armário do quartinho na casa da minha vó. Quartinho que fomos adaptando aos poucos ao longo do tratamento. Recebi uma visitinha de uma amiga mais que querida e especial, a Maricota. Que veio me dar um abraço antes da cirurgia...eu estava brincando com meus cabelinhos nascendo quando ela chegou...estava até de presilhinha no cabelo ...kkkkkkkkkkk
Juju (filha da Mari), Maricota, Polly e eu de presilhinhasss! rs.
Amiga de tantos anos que tanto amo!!

Depois de tudo pronto e malinha arrumada segui a caminho do hospital, com uma paradinha pra jantar um arroz, feijão, legumes, franguinho, e suco natural. Um belo prato pra aguentar horas em jejum hahaha.
Bom, chegando no hospital fui dar entrada na internação e descobri que não poderia subir com nenhum telefone... Pronto, foi o que precisava pra mamis ficar com coração apertadinho..rs. Me despedi da minha mãezinha, minha irmã e sobrinho... e o choro foi inevitável. Mas não me pergunte porquê. Talvez um pouquinho de medo... mas não por tristeza.  O fato é que nunca fui internada né, e estava totalmente perdida ali. Não sabia o que esperar. O mais perto que já dormi de um hospital foi num exame de Polisonografia. Mas assim que entrei no quarto vi que dividiria o quarto com uma garotinha de 18 anos! Nos demos muito bem logo no primeiro oi...rs.
Antes de entrar no quarto, enquanto estava na sala de espera percebi que cada hora que levavam um paciente ao quarto de internação , entregavam também aquela camisolinha “suuuper sexy” de hospital e um copinho. E eu, totalmente leiga desse assunto hospitalar, fiquei toda animada... “Ah, deve ser um remedinho pra dormir” – pensei toda animada. Mas minha animação acabou rapidinho quando chegou minha vez. Era sabonete, um tal de clorex, pra eu me desinfetar!!! Desinfetar??? Mas gente, eu juro que sou limpinha, e tinha acabado de tomar banho....rs. Mas tudo bem.. lá fui eu né. E vesti aquela LIIIIIINDA camisolinha envelope!!! Mas aí veio um outro detalhe. Eu não podia mais usar o lenço... já estava “desinfetada”. MAS TAVA FRIOOO!  E o fato é que tive que passar frio na careca... devia ter enrolado um lençol na cabeça! Rs.
Minha prima Jú, que trabalha lá no hospital, e pode entrar a hora que quiser, chegou assim que eu saí do banho, e ficou um tempão lá conversando comigo. Pegou cobertor pra mim e pra Ana (minha companheira de quarto), e fez até um travesseirinho pra gente. Uma fofa! E eu não pude subir com o celular, mas a Ju estava com o dela lá. Liguei pra mamis e ela pôde ficar bem mais calma de falar comigo. Fiquei feliz por isso também.
A Ju foi embora e eu e a Ana tentávamos dormir, mas foi difícil parar de tagarelarmos. Hehehe. Consegui dormir, mas logo fomos acordada pelas enfermeiras que vieram puncionar a veia pra colocar o acesso. E as 5 da manhã acordei quando a Ana estava a caminho da cirurgia, também com o Dr Baeta, mas o caso dela era um nódulo benigno... que bom né!  Mas depois dela era minha vez... quem disse que eu dormi de novo? Imagina... fiquei com o olho esbugalhado... vendo todos os movimentos do corredor. Recebi a visitinha de uma amiga da minha prima Guiga dizendo que ela estava lá embaixo... as 6 da manhã...tadinha, madrugou pra tentar acompanhar a cirurgia, mas não pôde. Mais ou menos 8:30 o maqueiro veio me buscar. E eu achava que nessa hora meu estômago estaria revirando...mas que nada.  Fui deitada na maca olhando tudo que estava ao alcance dos meus olhos. Comentei  com o maqueiro – “Nossa, esse carrinho aqui dá uma tontura né? Rs” Ele disse – “Fecha os olhos”. Até parece...eu queria ver tudo e pra onde eu estava indo. Assim que entrei no centro cirúrgico a enfermeira me pôs aquela toquinha da cabeça. Nossa....maravilha!!! Minha careca agradeceu muito a proteção. Na mesma hora eu agradeci a enfermeira, e falei que morri de frio na carequinha...rs. Fiquei alguns minutos na sala de pré-operatório, e sabe que quase dormi? Rs. Ás vezes até eu me surpreendo comigo. Na sala de cirurgia entrei super calma. Não gritei, não esperniei, nem me debati....rs. Brinquei com a enfermeira e o anestesista. Acho que nem no dentista eu fico tão calma como eu estava...rs.  Logo o anestesista aplicou algo na minha veia e só me lembro de estar com uma máscara no meu rosto, inalando um cheiro super forte, e alguém apertando a máscara e falando  –  “Respira fundo....respira fundo” . E eu pensava  – “Eu tô respirando, não tá vendo?”rsrs ... E mais – “Res pi   ra     fun     do ....   res......” . ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ

Ultimos detalhes para cirurgia!



Depois da última quimio eu tive duas consultas com o Dr. Baeta...  ele me pediu alguns exames pré operatórios e falou sobre o que poderia fazer na cirurgia...explicou tudo e tal. Mas claro, só teria como saber mesmo na hora que estivesse operando.  Foram dias cheios de ansiedade... Fiquei extremamente pensativa. Eu já sabia que seria mastectomia radical, e estava começando a assimilar essa mudança. Tive alguns momentos em que ficava meio cabisbaixa. Mas acho que até isso foi importante, pra que eu tivesse esse alvoroço de sentimentos ANTES da cirurgia, e depois minha cabeça ficasse focada só na minha recuperação. 
 
Quanto a decisão da mastectomia radical, o Dr Baeta examinou, riscou onde “aparentemente” seria a área do tumor .... (que fique bem claro, que tudo isso era uma idéia, pois só se sabe a real situação quando “abrisse” mesmo). Era uma boa parte da mama, mas do que um quadrante. E ele me explicou sobre o risco do câncer voltar fazendo ou não a “mastec” radical. Falou sobre todo o processo cirúrgico, reconstrução e tal. Deixou claro que para a ele a melhor decisão seria fazer a radical. E eu achei e continuo achando que foi sim a melhor decisão!!! 

Olha eu de trança também!!!
Na semana anterior  a cirurgia eu fui viajar para o Litoral com meu namorado e amigos... Foi bom pra distrair minha ansiedade que já não era pouca...rs. Tive uns dias não muito animados, as vezes um pouco tristinha, tentando assimilar toda a mudança que estava por vir e eu nem imaginava como seria. No final de semana que antecedeu a cirurgia fui encontrar meus amigos num barzinho. Eles queriam me dar um abraço antes de eu voltar pra Mogi. Foi uma noite super gostosa. 
No domingo antes da cirurgia eu almocei com o Fe e com meu papis que foi à Santos me buscar... e em seguida rumo à Mogi. Aiiiiii que friozinho na barriga.... tava chegando!!!!!!
Nós em Paúba...litoral norte. Dias muuito bons!