quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

De volta ao tratamento. + Quimioterapia!

Oi gente. eu estou ha muito tempo sem postar. Vou voltar aos acontecimentos. Meu blog está super desatualizado. As ultimas postagens eu falei sobre o Pós Operatório.
Mas vamos logo ao que interessa. O RESULTADO ANÁTOMO PATOLÓGICO da cirurgia. Ou seja, do tumor e da massa da mama que foi retirada.
No dia que apresentei o resultado para o meu médico estávamos Mamis, Dani e eu. Foi em Outubro. Antes de iniciar as radios.
Quando ele leu o resultado e falou foi um balde de água fria. Eu estava certa de que ia ouvir que era só fazer as radios e depois o tamoxifeno por mais 5 anos. Sem mais agulhas, nem quimios, nem efeitos colaterais agressivos, nem dores no corpo, inchaços de cortizona... Enfim, todo o pacote que vem junto com a quimioterapia. Mas o que eu ouvi foi justamente o que eu REALMENTE NÃO ESPERAVA. O Dr Flavio abriu o resultado. Ficou quieto por alguns segundos que pareciam horas e falou. É, vai ter que fazer mais quimioterapia. Noosssa. Passou um filme na minha cabeça. Eu achei que já tinha passado essa fase quando ouvi ele dizer  MAIS QUIMIO pensei, la vem tuuudo de novo. Eu sequer tive reações pra perguntas. Só perguntei  - Porque mais Dr?
Ele explicou, falou alguns termos técnicos que na hora nao entendi muito, mas eu estava tão em choque que se tentasse falar mais alguma palavra ia despencar a chorar. Enfim.... o fato é que, no resultado da cirurgia estava confirmado metástase nos linfonodos retirados da axila. De 15 linfonodos (ganglios) retirados, 11 estavam comprometidos. Além de alguns códigos que vem junto no resultado. O Dr Flávio disse que estudaria aquele resultado e depois me diria melhor o tratamento exato que eu ia fazer.
Nunca vou esquecer como eu saí triste esse dia. Me emociono só de lembrar. Eu só pensava que eu estava cansada disso tudo e louca pra ter minha vida normal de volta. E aí comecei a lembrar de todos os meus planos pra retomar minha vidinha. Chorei muito esse dia. Liguei pro Fe. Já falei que não ia mais viajar no carnaval. Fiquei morrendo de dó de acabar com a alegria dele de viajar também.
cabelinho crescendo
Os dias foram se passando e as coisas foram clareando e se esclarecendo também. O remédio que eu teria que tomar é extremamente caro, e existe uma burocracia pelo Ministério da Saúde para conseguir o remédio gratuito. E para dar entrada na papelada meu pai foi até o Centro Oncológico pegar o pedido da medicação, onde dizia qual era o tratamento exato. Os nomes dos remédios e a quantidade de aplicações. Quando meu pai chegou com o papel em Bertioga minha mãe me ligou e deu o nome. E na busca de mais informações sobre o remédio eu descobri que era o HERCEPTIN.  Me lembrei de outras "Amigas do Peito" que conheci no face e blogs durante o tratamento que também fizeram ou ainda fazem o Herceptin. E sempre falaram que era tranquilo. A indicação era 6 ciclos de Herceptin + Docetaxel  + Carboplatina. E depois mais 40 de Herceptin. A cada 21 dias. Os 6 primeiros ciclos são de quimioterápicos. Depois que eu soube que era o Herceptin tudo clareou um pouco. Somente com relação aos efeitos colaterais. Mas aí vieram as preocupações. Naturais, penso eu. "Nossa, mas porque mais isso tudo??" "Depois da metástase na axila como tenho certeza que não tem mais nada?" "O que mais eu posso fazer pra ter certeza que tudo que tinha já foi descoberto?" "Será que meu tumor era tão agressivo assim?" Entre outras muitas perguntas que foram sendo respondidas aos poucos.


Poucos dias depois passei pelo radioterapeuta. Conto no próximo post!
Fotinho de dezembro!
Beijoooosssssss.... saudade do blog!