domingo, 27 de novembro de 2011

Pós operatório - O DRENO!!!!

Vamos lá....continuando o resumão do pós operatório..rs. (difícil é resumir!!)

No primeiro dia em casa já consegui tomar banho sozinha. Eu amarrava a cordinha do dreno e conseguia ficar com as duas mãos livres.  Retirava o curativo no banho e só deixava a água cair como recomendado.  Depois do banho secava o corte com gaze esterilizada e minha mamis refazia o curativo. Achei que só conseguiria usa blusas largas. Mas consegui usar regatinhas de alcinha, de suplex ou então aquelas da Lupo. Afinal de contas só uma mama foi retirada né gente, a outra precisava ficar um pouquinho sustentada. Porque além de monoteta, ficar  com a única que restou caída é sacanagem!! Kkkkk 


Olha aí a sacolinha do dreno e o caninho!
O dreno tinha que ser esvaziado todos os dias. Quem fazia isso era a minha mãe. Nos primeiros dias esvaziávamos 2 vezes ao dia, pois ainda drenava muito. Uns 100 ml. Depois foi diminuindo para 80, 60, e ficou um tempão na média de 40 ml.  O Dr Baeta e a Dra Débora explicaram que eu ficaria com o dreno até que já não tivesse drenando quase nada, e que isso poderia levar até 15 dias mais ou menos. Mas levou um pouco mais. Foram 18 dias com o dreno. Quando eu estava completando 12 dias fui fazer a troca de curativo no hospital para o médico acompanhar. Era sempre às sextas feiras... já era dia 30/09. Quando o Dr Baeta viu o corte disse que estava ótimo e tal, mas quando falei que ainda drenava 40ml ele pediu que eu ficasse mais um pouco. E achou melhor me enfaixar para dar uma “espremida” na área da cirurgia. Assim facilitaria para drenar mais. Então colocou uma MEGA gaze em cima da mama retirada e me enfaixou as duas mamas, dando a volta no tronco. Ficou tão apertado que saí de lá com as duas do mesmo tamanho. Uma com enchimento de gaze e a outra esmagada. Aí sim eu senti dor.  Os caninhos do dreno não incomodavam mais, pois estavam bem apertados e paradinhos, mas onde ainda tinha liquido pra drenar doía muito, e nas costas também.  Mas aguentei né. Era melhor isso do que ter que tirar o líquido na agulha. Aliás... estou pegando trauma de agulhas rsrs. Quatro dias depois de me enfaixar voltei lá, e ele apertou com a ponta dos dedos em volta do corte e quando apertava de um lado, mexia do outro, como um colchão d’água. Conclusão: Vamos enfaixar mais um pouco!!! 

Dá pra ver a cordinha azul que era uma alça do dreno, pra poder carregar ele pra todo lado!



Nessa foto dá pra ver um pedacinho da faixa me esmagando! rs
Quando saí da salinha de curativo, minha mãe me esperava do lado de fora, crente que eu sairia SEM a tal sacolinha onde eu carregava o dreno, mas que nada... Saí de lá de dentro com a sacolinha bem na frente do corpo, quando minha mãe olhou caiu na risada... E lá fomos nós mais uma vez (eu, o dreno, a sacolinha e minha mamis, que esvaziava o dreno todos os dias)... Três dias depois (07/09) voltei lá, e aí só estava drenando aprox. 10 ml por dia e enfim tireeeeiiii!!!

Nossa, que maravilha que é ficar livre dele!! Ehhehe. E pra quem tem medo de tirar o dreno, como eu tinha... NÃO DÓI NADINHA pra tirar! Eu não acreditava quando me falavam isso. Achava que era papo pra me acalmar. Mas juro,  eu neeeem senti. O que eu senti foi um “piczinho” que na verdade foi menos colorido do que puncionar minha veia!!!! E quando eu achei que ia começar já tinha acabado!!!! O Dr Baeta ficou conversando comigo (acho que tentando me distrair), e em segundos a enfermeira me mostrou os “caninhos” e falou - já tirei viu??? JÁAAAA??????? Eu achei que ia começar!!!!! Rsrsrsrsrs

E foi só tirar o dreno que já comecei a sassaricar!!! “tirei a coleira”!!!!

27 comentários:

  1. Fer,
    maior engraçado que eu fiquei 1 semana de dreno lembra que te falei?
    tive desespero na hra de tirar kkk, sentir a mangueirinha andando dentro da gente foi horrivel haha.
    Drenei pouco, mas ja sai da cirurgia que nem agentava respirar de tao enfaixada aff.
    Meu plastico chamava o dreno de poodlee, oia a sacanaem haha
    bj
    sds

    ResponderExcluir
  2. Ei Nanda, tirar o dreno me fez sentir muita dor,cada caso é um caso né?Que bom!
    Vou te seguir..um beijo.

    ResponderExcluir
  3. sassarica siiiim!! E que bom que o dreno ja se foi. Mais uma etapa vencida.

    bj

    inaier.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ai menina, esse tal de treno é que nem caviar: "nunca vi, só ouço falar", rsrsrs

    Pela 1ª vez tive real noção do trambolho!

    E nossa, eu pensava que ia ter que esvaziar vááááárias vezes ao dia.... ja to mais aliviada!

    Realmente não deve doer, só que pelo que leio incomoda muuuuiiiito!!!

    Aiai, força né, não tem outro jeito mesmo!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olhe o exemplo dessa menina que lindo! http://revistamarieclaire.globo.com/Revista/Common/0,,EMI279859-17596,00-DECIDI+CASAR+DEPOIS+DE+RECEBER+UMA+SENTENCA+DE+MORTE+DOS+MEDICOS.html

    Abraços Carol.

    ResponderExcluir
  6. É amiguinha...mais uma fase vivida e passada com muita força né! Orgulho de vc sempre! Te amo! Bjossss

    ResponderExcluir
  7. Nandaaaaa!!!!! vc se supera a cada dia. bjs

    ResponderExcluir
  8. Ah esse infame dreno. Eu fui operada duas vezes na ultima tive que ficar com dois drenos, o da axila era infernal eu não podia me mexer.Meu marido ia me visitar eu moro fora do Brasil, vesti o casaco para descer e aaaaaaaaaiiiiiiii pqp. Que dor da sapucaia véi... Odeio dreno. A minha pior dor era Ciática. Mas ela perde para o dreno da axila. Força para todas nós!

    ResponderExcluir
  9. tambem estou com dreno apos mastectomia da mama direita,espero tirar segunda,14/05/2012,estou com medo que vá doer,não vejo a hora de me livrar dele,já estou com ele há 12 dias
    ,mas foi mas por causa da protese que foi colocada na hora do esvaziamento da mama,debaixo do braço naõ senti nada,só tirei o linfonodo sentinela,estou esperando exames que foram para são paulo,p/ver o que ainda precisa fazer..tenho 53 anos sou casada,duas filhas lindas de 23 e 25 anos,um dia de cada vez..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,
      Fiz mastectomia da mama esquerda, com reconstrução da mama através de retalhos dorsal, no último dia 29. Tenho 43 anos, sou casada e tenho dois filhos de 23 e 19 anos, respectivamente. A notícia do carcinoma me deixou assustada, mas, já estou reagindo melhor. Sai do hospital com o dreno, ocorre que ele está drenando em média 800ml, além do que sai no curativo (trocado três a quatro vezes ao dia). O mastologista e o plástico me falaram que só poderiam retirar o dreno quando estivesse drenando, no máximo, 40ml dia. Estou assustada com tanta secreção "ceroma", será que é normal ou pode ser algum problema? Já aconteceu com alguém?
      Estou aguardando as orientações do meu mastologista, depois dos resultados das análises da mama retirada, para partir pras outras etapas do tratamento. Tenho muita fé em me curar.
      Beijos.
      Rosinha

      Excluir
  10. tambem estou com dreno apos mastectomia da mama direita,espero tirar segunda,09/10/2012,estou com medo que vá doer,não vejo a hora de me livrar dele,já estou com ele há 12 dias
    to muito ansiosa para terminar tudo falta ainda as radio e as quiomioterapia
    mais luatr ate o fim kkkkk parabens pela sua força e coragem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique tranquila, tirar o dreno é super tranquilo! não doeu nadinha, pois a região perde um pouco a sensibilidade, quando eu pensei que ia começar já tinha acabado! rsrs
      Boa sorte!!!! beijão!!

      Excluir
    2. Olá. Tambem fiz mastectomia com reparadora e estou com 02 drenos, não vejo a hora de tirar! amanhã vou no hospital, mas só pra trocar curativos eu acho! Faz só 05 dias da cirurgia, acho que ainda não vão retirar os drenos! que chato, mas fazer o que?

      Excluir
    3. Celia, eles realmente sao chatinhos...mas sao necessarios. se não senao drenar tudo o q precisa doi muito, alem de terem q punsionar!. entao o jeito eh ter paciencia! logo acaba!
      beijos, boa sorte!!!

      Excluir
  11. Oie, amei seu blog. O dreno que minha sogra está usando caiu sozinho... Isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valkiria, eu não entendo do que é normal ou não. Essa foi a primeira cirurgia da minha vida..rs. Mas acredito que não. O dreno é usado por uma razao muito importante. é bom que ela procure o médico.
      beijão

      Excluir
  12. Olá me chamo Solange,tenho33 anos, descobri que estava com câncer de mama em Dezembro de 2011, quando tive o resultado da biópsia, e fiz minha primeira cirurgia em janeiro de 2012.
    Retirei os tumores ,eram dois de mais ou menos 1,5cm na mama esquerda e quando foi em abril de 2012 fiz mastectomia poupadora de pele com reconstrução imediata.Apesar da grandiosidade da cirurgia tudo correu bem, logo em seguida fiz quatro sessões de quimioterapia branca, passei uns maus momentos, mas graça a Deus passou.
    Infelizmente, depois de passar por tudo isso, agora no final de 2012, contraí uma infecção na mama operada e precisei retirar a prótese, fiquei muito triste, muito mal, com um sentimento de frustração enorme, como se eu tivesse voltando a estaca zero:nova cirurgia,internação,seringas,dreno e o pior,ficar sem a minha prótese depois de tanto tempo.
    Aos poucos estou tentando me reanimar,pensar que tem pessoas passando por situações muito piores que a minha, pois apesar do incômodo do dreno novamente, não sinto dor, estou bem fisicamente e daqui a seis meses terei oportunidade de colocar a prátese de novo, estou com um pouco de receio, mas acho que vou querer tentar.
    Resolvi te escrever, porque achei sei blog superinteressante e queria compartilhar um pouco com alguém que passou o que eu passei um pouquinho da minha historia.
    obrigada, beijos.

    ResponderExcluir
  13. Olá tenho 18 anos e nao tenho nadinha de seios. Fui na medica e ela descobriu por exames que nao possuo glândulas para absorção de hormônios. Entao ela falou que o melhor seria as próteses. Vo fazer a cirurgia agora dia 22/01/13 e estou com medo na futura retirada do dreno. Muitas pessoas falam que doem mas muitas outras dizem que nao. Resta esperar pra ver de qual grupo farei parte: dos que falam que sim ou dis que falam que nao.

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de informação sobre preço de reconstrução das mamas , pois sei que depende do profissional ,mas gostaria de saber pelo menos uma base , pois minha tia passou pela 2ª mastectomia,e tenho fé em Deus que ela vai superar toda essa barra, terá ainda que passar pelo tratamento pós cirurgia, está enfrentando a luta com os drenos, mais creio em Deus que ela está curada, e mais na frente irá passar por uma cirurgia de reconstrução das mamas,e eu como família quero ajudar a tornar possível essa cirurgia, imagino que deve ser caro, mas, toda família estará disposta a ajudar.
    Muito interessante e importante seu blog, obrigada, abraço.

    ResponderExcluir
  15. Olá menina linda!

    Adorei seu blog e voce, muito mais. Enfrentar as adversidades com alegria, é meio caminho andado para a recuperação. Continue assim.Voce se ajuda e ajuda os outros.
    Meu caso não é, felizmente, de doença. Precisei trocar uma prótese de mama porque ela estava vencida e com suspeita de rompimento e fiz mastopexia.
    Quero me juntar a voces todas para malhar o dreno! Eita coisinha ruim!. Estou com ele há 10 dias e acredito que não vou retirá-lo tão cedo. Tenho a impressão de que minhas costelas estão todas fraturadas e me sinto totalmente tolhida em meus movimentos.
    Acho que não vou ter medo nenhum quando for retirá-lo, vou adorar, isso sim!
    Beijos prá todo mundo que já passou pelo crivo do dreno! Nós somos o máximo em termos de paciência e força!

    ResponderExcluir
  16. Olá! Meu nome é Estela e hoje é o meu quinto dia com o dreno e acho que vou retirar amanhã. É uma barra mesmo um diagnostico com esse. Esta sendo difícil!

    ResponderExcluir
  17. Olá!!! Meu nome é Aline , faz quase 2 meses que descobri que estava com câncer de mama, fiz cirurgia, hoje está completando 10 dias que estou com o dreno, sinto incômodo, principalmente na horade dormir.

    ResponderExcluir
  18. Olá! Fiz a mastectomia e estou com 9 dias de pós-operatório. Estou com o mesmo problema que a Aline: "[...]sinto incômodo, principalmente na hora de dormir.".

    ResponderExcluir
  19. eu tenho quatro dias com dreno ,estou me entendendo muito bem com ele ...as vezes esqueço e ele sai pendurado ou agarra em algo daí é fogo.mas vamos que vamos que avida continua.força ma peruca e sorriso no rosto.

    ResponderExcluir
  20. Oi sou Patricia, farei a mastectomia na sexta dia 18/07/2014 estou com tanto medo que parece que vou perder o ar. Me disseram que é mais fácil do as quimios, mesmo assim me assusta a idéia do que vou enfrentar. Li seus depoimentos é muito saber como são as coisas. Abraço

    ResponderExcluir
  21. Oi boa tarde minha esposa realizou uma cirurgia e retirou nodulos da axila ,mas não colocou dreno ,porém fica saindo liquido isso e normal mesmo.

    ResponderExcluir
  22. hola a todos....sou Ana Rocha, hj vou fazer mastectomia radical mama esquerda e esvaziamento axilar, assim q estarei com os drenos....Tive cancer de mama direita em 2007, fiz cirurgia quadrante e esvaziamento axilar...operei e tratei na espanha, pous vivia ali, fuz quimio e radio e ne curei......agora nasceu outro tipo de cancer na mama esq......me operei em maio, estava fazendo quimio desde agosto e qdo fui fazer a ultima cancelaram , motivo q me nasceram mais dois tumores ...fiz uma semana antes da prevista ultima quimio, me retiraram dois tumores ,um pedaco de pele e abriram novamente a axila pra retirar material para biopsia, ja tingam feito o teste na primeira cirurgia com o ganglio centinela e estava td bem, enfim, stou tranquila com muita fe......sou muito astral,creio q nos parecemos muito....Gostei muito do seu blog e espero um dia poder te conhecer .....fiquem com Deus....bks

    ResponderExcluir

Brigadinha pelo recado! E não esqueça de assinar!!