quarta-feira, 1 de junho de 2011

3ª quimio e os primeiros enjôos!

Oi gente, dei uma abandonada no meu blog né. Mas nessa última quimio me senti um pouco enjoada e escrever sobre tudo que aconteceu me faria lembrar, e pode parecer estranho, mas parece que ficar lembrando das sensações é como se eu sentisse tudo novamente... coisa louca né?!!  Agora já estou 100% de novo e posso contar, rs.
Na sala de quimio com o acampamento montado

Bom...A terceira quimio foi no dia 17/05 (terça feira) .A quimio em si não mudou em quase nada. A diferença foi que dessa vez minha mãe levou a sala de casa pro hospital. Fizemos um leve acampamento lá...rs. Tinha cobertor, bolacha doce e salgada, água,  suco e lóoogico, meu note e a internet! Hehehe.
Foi ótimo! Fiquei super confortável.  Dessa vez quem aplicou a quimio foi um enfermeiro, o Wellington. Como todos lá no hospital, foi bem atencioso. Falei sobre a dor que senti no braço e avisei que o Dr Flávio pediu que fosse aplicado de forma lenta. Ele fez exatamente como o Dr pediu. 

E dessa vez eu não senti aquela dor que sentia na hora da aplicação do dramin, pois ele me ouviu falando da dor e diluiu o dramin no soro. MARAVILHA! Nem senti..rs. Ah, já ia me esquecendo... eu comentei com o Dr que eu sentia muuuuita ardência no nariz e cabeça durante a aplicação da quimio, e ele receitou um antialérgico para ser aplicado antes, mas sinceramente não resolveu muito não. Eu senti arder do mesmo jeito. Mas como das outras vezes...passou. A quimio acabou, eu levantei acampamento..rs... e fui pra casa da vóvis. Dormi muiiiiiiiiiiiito.
Quase dormindo assim que cheguei do hospital Sono incontrolavel!









Se passou um dia e tudo bem.. nada de enjoos, e  só um pouquinho de fraqueza nas pernas. No dia seguinte fiquei já fiquei um pouco chata pra comer... o cheiro da comida na cozinha me embrulhava, e eu não conseguia pensar em comer naaaada. Quando foi umas 16hrs, minha mãe perguntou se eu queria Hot dog, porque ela sabe que eu amooooo o hot dog de mogi. E sabe que me apeteceu e meu papis querido (que estava em Mogi esse dia), foi rapidinho lá buscar. Devorei o dog...rs. A noite tomei um remedinho pois me senti um pouco enjoada e estava com fome. Minha mamis foi buscar um temaki, consegui comer os dois...bobinha né? Rs. Esses enjoos são muito frescos kkkk

No dia seguinte, já era sexta feira e eu tinha psicólogo e já ia voltar pra Berti na casa dos meus pais. Não consegui comer nada o dia todo. Sequer consegui chegar perto da cozinha na casa da minha avó, pois ela tinha feito almoço e eu não estava nem aguentando o cheiro da comida. Na verdade ainda não me agrada muito o cheiro do preparo (alho ou cebola fritando). Chegamos em Berti eram 17:30 mais ou menos... eu só tinha comido ½ dúzia de bolacha Passatempo sem recheio. Imagina a fome... Minha mãe que já tinha sugerido várias coisas fez mais uma tentativa e sugeriu ovo, e eu achei que ovo cozido eu conseguiria comer. Esse dia foi realmente muito difícil. Chorei de fome, meu estomago doía de fome, mas eu não tinha vontade de comer nada que via. Na verdade eu não queria nem ver nada na minha frente. O mais difícil foi o medo de vomitar, porque tive ânsia, e só o fato de ter que correr pro banheiro me apavora... já chorei de novo...rs. Minha mãe ficou brava comigo, porque eu esqueci o remédio p/ enjôo em Santos. Um remédio mega potente e mega caro também, rs. Aí imaginem... foi um chororô só. Minha mãe me trouxe o prato com QUATRO ovos cozidos e disse que eu ia comer...mesmo que vomitasse....rsrsrs. E não é que comi tudinho mesmo. Depois que acalmamos ela veio me pedir desculpas.... Coisa que nem precisava né. Da mesma forma que eu estava super assustada com aquilo que estava passando eu sei que ela também estava. Que estava nervosa por querer me ajudar e não saber como. Mas como tudo... isso também passou. Logo dormi com o efeito do dramin.
Mamis

 O Fe chegou no dia seguinte com o remédio e assim os enjoos foram melhorando. Só precisei tomar duas vezes. Não passei fome mais, consegui comer muito bem nas refeições. Segundo ele eu melhorei na verdade porque ele chegou... Pretencioso não? rsrsrs


 



E eu que achei que nada me tiraria o apetite...rs. Mas dessa vez a quimio realmente tirou... Aliás estou sentindo bem a diferença de não tomar a cortisona esse mês. Estou comendo menos, ou pelo menos com menos vontade que antes. Pelo menos agora consigo parar de comer antes de ver o final do pacote ou coisa do tipo....rsrs. Senti meu nariz arder bastante por uma semana. Mas dessa vez tive beeeem menos fraqueza nas pernas.





Já estou me preparando pra próxima quimio. Mas a ansiedade dessa semana será por outro motivo...tenho quimio dia 7, mas a chegada da minha irmã no dia 8 é muito mais esperada!!! Hehehe. Em breve mais notícias e fotinhosss!! 
Beijosss
Essa é a Thais, enfermeira do Centro Oncológico. Foi quem fez a aplicação da minha 1ª quimio. Sempre muito atenciosa. E muito querida também.


29 comentários:

  1. Oi lindinha! eu tb não vim aqui antes, não foi só vc que não estava escrevendo muito...
    peguei uma gripe e porisso, descartada qualquer visita, certo!!
    Vou mandar pra vc, por e-mail, uma Oração. Quem me deu foi a Genny, minha tia, lembra dela? amiga da Tia Célia. Essa oração é maravilhosa, e como diz a Thais foi a responsável por mantê-la em pé quando a vida dela virou de pernas para o ar. É uma novena de nove semanas. Eu digitei todinha, e imprimi pra mim. Aí tive a maior paciência de recortar a oração específica do dia e colocar na agenda. É só uma idéia tá! E reze, porque ela também é muito confortadora. bjs no seu coração

    ResponderExcluir
  2. Amigaaaaaa...eu amei conhecer o centro oncológico e saber, ou melhor, ver com meus olhos o que eu jah sabia por vc me contar...que está em ótimas mãos e cercada de carinho e profissionais maravilhosos e humanos. A Thais é realmente uma fofa!
    Sei que não está fácil pra vc passar por essa fase de enjôos, e ora super apetite, ora nada de apetite...rsrsrs...E tbm sei que as transformações físicas que está passando agora muitas vezes te deixam triste...mas saiba que as transformações interiores jah se fizeram presentes desde o momento do seu diagnóstico. E com isso vc está se transformando em uma mulher cada vez mais forte e madura, uma pessoa ainda melhor do que vc jah era...por mais que isso pudesse parecer impossível...rsrsrs
    Quero que vc saiba que a cada dia te admiro mais, por tudo, não só pela força, pelo sorriso estampado no rosto a todo momento, nem somente por provar por A+B que mesmo careca e com uns quilinhos a mais vc continua lindaaaa...rsrsrs....Mas principalmente pq com tudo que vc está passando vc continua AMIGA! Sim, pq em todo e qualquer momento em que um amigo seu precisa conversar ou desabafar, vc continua lá, ouvindo, dando conselhos e valores para problemas, que mesmo sendo absolutamente menores e mais simples que os seus, são encarados e ouvidos com o mesmo carinho e aconselhado com a mesma sabedoria e atenção, sem ser julgados e muito menos comparados e qualificados como maior ou pior.
    Isso é ser uma verdadeira AMIGA!
    Espero que todos nós, seus amigos, um dia possamos retribuir todo carinho que vc sempre teve por todos nós. E se hoje vc se sente cercada de carinho, isso é apenas o fruto colhido do que vc plantou em sua vida e continua cultivando.
    Te amo e estou aqui sempre ao seu lado.
    Bjossssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Veraaa..... minha mae recebeu essa novena e passou pra mim também. Na verdade eu vou começar de novo, porque na ultima quimio eu acabei ficando uma semana sem fazer. Mas ela realmente é ótima né? Brigadinha, e melhoras!!!!bjinhoss

    Daniii, ah, num vale fazer chorar nao! rs. Brigada amiga... realmente tem coisas q me deixam tristinha mesmo, mas passa e a vida segue né, eu tenho que seguir junto com ela!!! rs.
    Amo muito você! simplesmente por ser essa amiga tão especial que é!
    beijocassss

    ResponderExcluir
  4. Mana, estou chegando mesmo!!!! Dia 09 só saio do seu lado para ir fazer minha unha!
    Adoro visitar seu blog, mas fujo dele sempre, vc me faz chorar todas as vezes!
    Graças a Deus vc já está quase na metade disso tdo! E com maravilhosos resultados...
    amo vc

    Sua manita

    ResponderExcluir
  5. Maninha chorona....para com isso menina! Realmente ja estou na metade, mas se continuar chorando assim até acabar vc vai se desmanchar em lagrima fia...rsrs. Te amoooooo

    ResponderExcluir
  6. Oi querida, então tbm estou na minha terceira quimio essa semana faço a quarta,porém ja operei...estamos juntas nessa!!!

    Um bjo e força na boina!

    ResponderExcluir
  7. Vixi que tô passeando lá nos cantos da blogfera e me deparo com um post da Fer Reali e vejo uma mulé lindona demais. E num é que ela tem tmb um bloguito? E então, resolvi aqui me curiá e adorei! Tanto que vou seguir e ficar! hahahahahaha

    Olá querida! Sou a Lola, uma doida aí do mundo virtual que algumas me conhecem...e estou por aqui porque adoro gente que sabe contar histórias verdadeiras com uma emoção que só bons escritores conseguem! Parabéns pela sua "casinha"! Vou te acompanhar como acompanho quem gosta de viver e de relatar esse amor pela luta diária em seus blogs!

    Um grande beijo!

    http://entreinosenta.blogspot.com
    @lolaspfc

    ResponderExcluir
  8. Oiê! Menina sua história é de mulher prá lá de metro(rsrsrsrs) estou te seguindo pois amei seu sorrisão cheio de simpatia e verdade>Vamo que vamo já estou na sua torcida!Bjobjo Angela.

    ResponderExcluir
  9. voce e mesmo tudo de bom! Consegue falar de uma doenca que ainda e tabu para muitas pessoas com uma leveza que alimenta a alma de quem le.
    Lembra que ha anos atras ninguem falava cancer?
    Hoje em dia com a medicina muito mais avancada, o saco sao os efeitos colaterais do medicamento, mas o danado do cancer nao vai ter a menor chance!

    Parabens pela sua energia e luz.

    :-)

    www.inaier.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Conheci seu blog agora e já me apaixonei! Estou seguindo!
    Beijos
    http://ehdemulherzinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Fernanda querida, vi seu blog no blog da Fernanda Reali e cliquei pra dar uma olhada. Tua foto linda, com um sorriso lindo, li este ultimo post e quis saber mais.
    Então fui pra o inicio do blog e li ele todinho e voltei pra esse post.
    Estou impressionada com voce, com seu sorriso, com sua fé, com seu excelente humor, a forma como explica tudo...
    E quero te dizer que você é linda mesmo careca porque vou te contar que o teu sorriso, o teu rosto lindo não seria uma falta de cabelo que mudaria isso.
    Bato palmas pra voce e de pé. Porque otimismo, fe e determinação conseguem vencer tudo. E pelo que li sei que irá vencer.
    Um beijo grande pra sua mae que não desgruda ne? (ri e sofre junto).
    E pra voce um beijaooooo de força e muito amor.
    Margaret

    ResponderExcluir
  12. Oi Bella! Enjôos, fome, e cositas chatas, mas com este sorrizão maravilhoso vc vai ganhando terreno e saúde com tempo...

    Te vi na Fernanda Reali, e já estou aqui para te "cricrizar", não se preocupe "peninha" só para galinhas, todos temos poder de superar essa pedras no caminho...

    Uma ótima semana, com mais gostosuras e menos enjôos.

    Obs: Com uma Mamis desta vc vai longe...

    Beijãooooooooooooo

    ResponderExcluir
  13. Oi Fernanda
    Você é linda!
    Sou mais uma seguidora, que torce por você.
    Na nossa vida, às vezes nos deparamos com situações que vem para pôr em prova a nossa paciência, a nossa fé...tudo vai dar certo.
    Com o seu sorriso lindo, você conquista tudo e a todos.
    Que Deus te abençõe e que você tenha uma ótima semana.
    Bjo no seu coração

    ResponderExcluir
  14. Força na peruca é o que eu digo para todas minha spacientes / amigas aqui da ONG de apoio ao paciente com câncer...
    Não briga com seu estômago... vc vai descobrir aos pouco como lidar com a quimio x fome... de fato o "temperinho" enjoa muito... não sei porque, mas o cheiro é terrível depois da quimio... se vc quiser, a Joana, é expert em comidinhas apetitosas para essa fase.... me fale que te mando o email dela... para papearem...
    Beijinho e força na peruca!!!
    Ana

    ResponderExcluir
  15. Uau! Prazer, aliás muito prazer! É sempre inspirador conhecer mulheres guerreiras, batalhadoras e corajosas. Vim pela dica da Fernanda Reali e ela tinha toda a razão. Já te sigo Lindona e quero deixar aqui o meu beijo, beijo e carinhos!
    Estamos juntas!
    She ;)

    PS: Sem saber que iria te conhecer o meu último post pode mexer um pouco contigo, sinta-se à vontade para não assistir ao vídeo. Quero vc MEGA à vontade por lá!

    PS1: Não consigo mais sair daqui olhando os seus posts e fotos, depois eu volto pq quero ler tudo com muito mais calma, agora fiz uma leitura dinâmica por pura falta de tempo, mas parabéns pela ideia do Blog, do nome dele e da generosidade que existe em vc, pois esse seu gesto que pode parecer extremamente particular e pessoal é um estender a mão para muitas mulheres que possam tb estar passando por este momento, mas em silêncio... Parabéns! Seres humanos assim fazem toda a diferença nessa luta que é viver! ;)

    ResponderExcluir
  16. Desejo muita força nesse momento!!!

    Abraços cheirosos

    ResponderExcluir
  17. Olá, Fernanda... estou chegando através da Fernanda Reali.
    Menina você escreve muito bem. Sabe eu sou alguem que conviveu com pessoas que enfrentaram esse tipo de obstaculo na vida...e sempre tivemos muita dificuldade em conseguir informações sobre os tratamentos e os pós-tratamentos (uma coisa é o que o médico fala outra o relato dos pacientes)....

    Por isso quero lhe parabenizar pela iniciativa, assim contando o que vc enfrenta dará as pessoas que estão em trajetória semelhante a sua, um exemplo de como suportar melhor. Parabéns a sua mãe, pela força e carinho, você sou escolheu muito bem a pessoa que seria seu anjo da guarda nesta vida.
    Bem eu voltarei com frequencia para acompanha-la.
    Muita Luz e Paz
    Abraços

    ResponderExcluir
  18. Fernanda,

    Querida, eu sou aquela mãe que está cuidando da filha....no blog que tu hoje entrastes como seguidora.
    Foi um imenso prazer ler teu comentário!
    Vim aqui, pessoalmente, te dizer que amei tuas palavras, lá no nosso blog, respeitando a vontade de minha filha (por causa do pré-conceito alheio) não me identifiquei a pedido dela.
    Teu blog é de uma MULHER com M maíusculo que tem uma coragem, uma força, uma vontade de viver que superará qualquer barreira!
    Tens contigo uma família MARAVILHOSA, uma mãe com M maíusculo também! Outra guerreira!
    Quero te dizer que o câncer é algo que acompanha minha vida desde muito cedo, e tanto eu quanto todos os meus familiares aprendemos desde muito que precisamos estar sempre nos cuidando pois é a doença da nossa familia.
    No nosso caso é uma herança, tanto a vó, a mãe, meu irmão, minha tia, meu primo TODOS tiveram câncer de intestino e as mulheres de intestino e útero. Eu, meus três irmãos, meu sobrinho de 24 anos e minha filha de 32 já tiramos vários pólipos do intestino.Eu cheguei inclusive a fazer químio há muitos anos atrás.
    Sei bem o que é passar pelo que estás passando, no meu caso fora os pólipos que tiro ( e lá já se foram 22 colonoscopias) fiz outras 13 cirurgias por muitos outros motivos.
    Fiz este relato para te dizer que não estás sózinha nesta luta, é uma luta árdua, algumas vezes bem sofrida, mas posso te garantir que a VITÓRIA está lá na frente......TE ESPERANDO!O importante é que NÃO percas esta ALEGRIA e esta FORÇA (linda) que tens!
    Cada fase que passares,cada enjôo que tiveres é um a MENOS, aos poucos a cura vem chegando!
    Tens o apoio desta família LINDA que está a teu redor, li todo o teu blog, vi o quanto tens amigos fiéis, um namorado maravilhoso e isto minha linda É REMÉDIO!
    Faça tudo o que teu médico mandar, coma TODAS as comidinhas da tua MAMMYS, podes ter certeza que com uma mãe companheira como a tua TODAS as barreiras serão vencidas.
    Desejo que hoje, o dia da tua quimioterapia, tenhas uma recuperação física melhor...
    Sabes onde me encontrar....lá no blog tem meu contato de mail.
    Amei te conhecer, amei as lindas palavras que tu deixou lá no blog que tenho com minha filha, ela também está em uma luta grande e está se mostrando uma grande corajosa e uma imensa lutadora!

    Lembre: cada dia que passa é um dia a menos para chegares na cura!E podes ter certeza que ela virá!

    Que Papai do Céu te ajude a ter um bom dia hoje!

    Com carinho,
    Sandra

    ResponderExcluir
  19. Descobri hoje o seu blog e me emocionei com seu relato, li toda a sua história e te digo que nunca encontrei alguem com tanta força na peruca como você, siga em frente, estamos torcendo por você.bjs.

    ResponderExcluir
  20. Nanda cada dia vc está mais linda!Apareceu em vc um brilho q poucas pessoas têm,talvez a sua forc,a seja responsável por isso.Sem contar nos modelitos dos lenços,estou adorando!!!!!!

    Beijos!
    Veruska

    ResponderExcluir
  21. é gata..
    Muita garra e brilho, sempre!

    ResponderExcluir
  22. Oi Fernanda!!

    Fiquei impressionada com sua força. Quero te dizer que o Senhor Jesus levou sobre si as nossas dores e as nossas enfermidades. No nome de Jesus seja curada.

    Beijos!
    Maria

    ResponderExcluir
  23. Você é uma mulher bonita, mas que se torna ainda mais bonita pelo seu sorriso no rosto e também pela atitude de guerreira, pois não é todo mundo que encara essa situação da mesma forma. Te desejo tudo de bom na sua vida, e que deus lhe dê a cura do câncer o mais rápido o possível para que você tenha um motivo a mais pra sorrir.

    ResponderExcluir
  24. Acho-a linda e irradiante, Fernanda! Parabéns pela sua coragem, força e partilha! É uma guerreira e nunca se esqueça que Deus está sempre consigo e que a ama incondicionalmente! Deixo uma pequena oração a São Pelegrino, Patrono dos doentes oncológicos...
    “Glorioso São Pelegrino que, obedecendo à voz da graça,renunciastes, generosamente, às vaidades do mundo para dedicar-vos ao serviço de Deus, de Maria Santíssima
    e da salvação das almas, afastai da Fernanda todo o mal físico, psíquico, mental e espiritual! São Pelegrino, afastai da Fernanda, a terrível enfermidade, o cancro, preservando-a deste mal, com a Vossa valiosa protecção.
    São Pelegrino abençoa os medicamentos e tratamentos, que ela está neste momento a fazer para que eles transmutem todas a s células malignas e metástases em pura Luz, Paz, Saúde e Harmonia!
    São Pelegrino, não permitais que a Fernanda sofra do mesmo mal que tu sofreste e ajudai-a a recuperar a saúde total, a energia e bem estar e a vencer o pecado, que é o cancro de alma. São Pelegrino, socorrei-a e curai-a, pelos méritos de Jesus Cristo Senhor Nosso. Amém.”

    ResponderExcluir
  25. o meu é intestino...quimio furiosa ..suburra muita água na boca e enjoo...fraqueza e quase depre...gelo e pimenta na comida é bom...chupo canela...mas é só enganação nada melhora....

    ResponderExcluir
  26. Ola fernanda, minha mãe tambem esta fazendo quimio, estamos tendo muito problemas quanto ao enjoo pos quimio... poderia me passar o nome do medicamento que usa? Obgd... melhoras sempre e fica com deus!!

    ResponderExcluir
  27. Oi guerreira, gostaria de saber qual remédio para enjoo vc toma, obrigado e bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia! Gostaria de saber qual remedio para enjoo voce se sentiu melhor.
      o meu é caro e não está funcionando. bjs

      Excluir

Brigadinha pelo recado! E não esqueça de assinar!!