quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Dias melhores pra sempre!


Hoje vim fazer um desabafo, porém dessa vez não estou triste como nos outros desabafos. Pelo contrário. Estou muito feliz. E talvez pra algumas pessoas, que não me conhecem pessoalmente e não estão junto no meu dia-a-dia, essa felicidade possa parecer forçada, ou um jeito de camuflar outro sentimento... Mas estou feliz sim... Um gostinho de felicidade diferente de qualquer outro que já senti.
É... Porque a felicidade tem gostos diferentes né? E são muitos... Felicidade por matar a saudade de um parente, felicidade por concluir um curso tão batalhado, felicidade por saber que o amor é correspondido, felicidade por entrar naquela calça jeans guardada no fundo do armário, felicidade por ver seu time ser campeão, felicidade ao ver seu filho dando os primeiros passos, felicidade por conquistar reconhecimento profissional, e etc, etc, etc.
Dessa vez minha felicidade é tão serena, e tão certa! E sabe o que é melhor nisso? É que eu me surpreendo com ela!
Faz uma semana que eu fiz a cirurgia...uma mastectomia radical, com esvaziamento axilar. Eu estava receosa quanto a minha reação pós-cirurgia. Apesar de saber a importância e necessidade da cirurgia, seria hipocrisia da minha parte dizer que não pensei no lado estético da coisa. Pensei sim, e pensei muito. Isso não pesou na decisão da cirurgia radical, afinal de contas, como ouvi semana passada, eu não sou um seio... Sou muito mais que isso. Sou Fernanda... e tenho uma vida inteira pra viver. Mas saber que eu ia dormir com dois seios e acordar só com um me assustava. Simplesmente porque não sabia como eu ia reagir. Não achei que eu ia ficar arrasada nessa altura do campeonato... Mas simplesmente não sabia... e o desconhecido nessas horas não é o melhor dos amigos ...
Mas o fato é que a cirurgia chegou... E eu acordei com apenas uma mama... E sabe do que me lembro quando saí do centro cirúrgico? De sorrir e pensar... “Está tudo bem!” . Eu não olhei pra meu corte nenhuma vez com tristeza... Pra mim essa cicatriz será sempre a imagem da minha cura. É só isso que me vem a cabeça quando eu olho pra ela. E é isso que me deixa muito feliz. Com o tal gostinho diferente de felicidade!
Eu não desejo a ninguém que consiga enxergar a vida da forma que eu enxergo hoje. Eu tenho certeza que estou saindo uma pessoa muito melhor dessa. Que no fim dessa luta eu vou sair ganhando muito muito muito. Que esse ano de tratamento e dedicação total no fim das contas valerá por anos de amadurecimento.
 Ahhhh se as pessoas pudessem rever valores da vida como eu pude, mas sem passar pelo sofrimento de uma doença!!!  É algo inexplicável.
Hoje eu falo com toda a certeza... O câncer não aconteceu na minha vida pra me fazer sofrer... Muito menos pra me tirar nada. Pelo contrário, eu só ganhei!!! Ele aconteceu pra me ensinar a viver... Mais ainda!! Pra me mostrar que minha fé é de verdade. Que hoje eu sei o verdadeiro valor de dizer.... EU CONFIO NO PAI! Hoje eu Confio...de todo meu coração. E isso é pra toda minha vida!  

18 comentários:

  1. Olá, Fernanda!

    Venho acompanhando sua história. Também fui mastectomizada e como você também fiz esvaziamento. Minha mastectomia foi antes da quimio e como foi em menos de um mês do diagnóstico fiquei um pouco triste, mas agora tudo mudou e vejo que "antes uma mama do que a vida".

    Com certeza aprendemos muito com o que ocorre conosco e você está demonstrando toda garra necessária para lutar contra essa doença. Te admiro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus, Nandinha!
    A cada post uma surpresa! A sua alegria e vontade de viver nos invade!
    Quando me contou sobre a doença, confesso que mesmo tendo vivido isso com minha mãezinha, minha reação foi: Deus, com a Nannda não, isso não pode estar acontecendo, mas, Ele sabe o faz e é tão Maravilhoso que além de nos confortar, em seguida, nos mostra a solução.
    Coloquei a foto da campanha "O câncer de mama no alvo", no meu perfil do face e falei que só mudaria quando vc estivesse bem porque, assim, toda vez que a visse, saberia o quanto é querida e que sempre tem alguém orando e torcendo por vc. O que aconteceu? Vc sempre esteve bem, então resolvi deixar para que pudesse dar uma força para outras pessoas, aí sim fomos surpreendidas novamente.
    Sempre soube que vc era guerreira, mas, achei que ficaria mais abatida em alguns momentos, como a queda de cabelos e a cirurgia, por exemplo, mas, vi o quanto estava errada, graças à Deus por isso.
    Mesmo vc contando que ficou triste certas vezes, parece que nada disso te abalou, sequer tirou o seu brilho. Ficou linda de lenços, e agora, nem parece que fez uma cirurgia tão delicada.
    Como é bom tê-la como amiga e poder aprender tanto contigo, seja compartilhando alegrias ou experiências, o importante é ser contagiada.
    Amo vc incondicionalmente.com.br, perto ou longe, estarei sempre contigo e orando por ti.

    Beijos

    Paulete - Paula Ordoñez

    ResponderExcluir
  3. Com perdão da palavra.... Tu é FODA!!!! Não tenho nem palavras pra descrever o quanto é maravilhoso ser sua amiga, ter vc na minha vida!! Não vejo a hora de te ver radiante no altar minha dinda!!!! Te amo!!!!

    ResponderExcluir
  4. Amiga, realmente depois de um texto lindo desse, a gente fica sem saber o q dizer...só posso dizer q tenho muito orgulho de vc, q vc é uma vencedora!!! E o que eu acho muito importante é q vc será um exemplo pra muitas pessoas q estão passando pelo mesmo q vc, um exemplo de luta e de fé!!! Bjs!!!!

    ResponderExcluir
  5. Chorei lendo esse post... fico feliz com vc, por estar bem

    abraços cheirosos

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Nanda! Também me senti assim quando acordei da minha cirurgia, o fato de estar viva e livre do intruso rsss é nascer de novo.
    Agradecer a Deus sempre....e desistir nunca!!
    Beijos e vamos que vamos!

    ResponderExcluir
  7. Você me calou, bjs. "papis"

    ResponderExcluir
  8. Nanda, vc sabe o quanto nós aqui gostamos de vc. De verdade, do fundo do coração. E quando gostamos, somos tão egoístas que só queremos evitar o sofrimento. E como não temos esse poder, achamos que isso vai ser insuportável. Sei que 90% ou 100% de qualquer cura, começa na nossa vontade de viver, superar obstáculos, e entender que não somos um pedaço somos mais do que isso.
    Nessa batalha, nesses meses, confesso que além do grande amor que sinto por vc, sinto um imenso orgulho de fazer parte de seus amigos.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Que bom saber de vc! Minha mãe fez uma quadrantectomia com ressecção do linfonodo sentinela um dia depois da sua cirurgia e está muito bem tb, graças a Deus. Seguimos vivendo um dia de cada vez pq o hj é que interessa, né? Que venha a radio, talvez a quimio...estamos juntas e sairemos mais fortes dessa! Bjo gde e mais saúde pra vc!

    ResponderExcluir
  10. Fer, que oooootima ideia...sabe que vou tentar fazer isso...nao sei como, mas vou...
    hj acordei com sensaçao de gripe, to preocupada!!!
    Jaa sentiu isso?
    Bjbjbj

    ResponderExcluir
  11. Oi Fe,sou a Cris Irma da Pri de PA(lembra da briga...rs!esta fase passou)!!!bem,estou aqui para dizer o quanto te admiro e torço por vc!hoje sou medica,radiologista e todos os dias dou diagnósticos como o seu,e gostaria que todas as minhas pacientes tivessem a garra e a forca que você tem!!!rezo por vc e tenho certeza q tudo dará certo!bjao e mta forca na peruca....

    ResponderExcluir
  12. O importante é viver um dia de cada vez. Viva muito e intensamente. Torcemos por vc. BEIJOS

    ResponderExcluir
  13. Simplesmente maravilhoso.
    Parabéns por pensar e agir assim...

    ResponderExcluir
  14. Oi, Nanda!
    Já estava te seguindo há mais ou menos um mês, quando descobri (esta semana) que, além de termos em comum a superação do câncer de mama, também temos amigos em comum, como a Vera, aí de Santos, mãe do Marcel, minha amiga de muitos anos. Uma amiga nossa me escreveu pra comentar sobre meu blog e me falou sobre vc... que eu já conhecia. Coincidência boa, né?
    Vamos conversando, ok?
    Por enquanto, deixo um big beijo de apoio e o convite pra conhecer e seguir meu blog:
    www.mamamiameg.blogspot.com
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Adorei o que li aqui, eu estava buscando respostas pois estou na mesma situação que a sua, descobri o ca em dezembro/2010, fiz toda a via cruzis do SUS até chegar na primeira quimioterapia em agosto/2011 na tentativa de diminuir o tumor na mama direita e o estrago da cirurgia ser menor, fiz 3 sessões da série vermelha e 3 da branca e nada feito, terei que fazer a mastectomia radical e aqui consegui ver que não é um bicho de 7 cabeças, mas só vou fazer a cirurgia depois das festas de fim de ano, afinal de contas tmb sou filha de Deus.
    Obrigada Fernanda pelo seu blog.

    Meu nome é Julia Maria - moro em Saquarema -RJ

    ResponderExcluir
  16. olá Fernanda., boa noite. Desculpe ir chegando assim sem mais nem menos., mas estou na mesma situação que vc.., fiz a mastectomia radical, esvaziamento da
    mama esquerda, e estou agora na quimioterapia. e depois a radioterapia. . .
    ver vc.assim tão motivada, e com certeza de que tudo vai dar certo, até me constrange, pois estou fazendo exatamente o contrário. me tranquei em casa afas-
    tei amigos, filhos, netos... e mesmo tendo o tratamento excelente por parte da
    equipe médica e da enfermagem em hospital publico e pelo SUS, acho que é uma perda de tempo pois estou com 68 anos, e acho que não vale lutar tanto para ter uma sobre vida com tratamento pelo resto dos meus dias... Não podemos modificar
    nosso Destino., somos obrigados a aceitar e estou tão deprimida, tão prá baixo
    que fico magoando meus afetos, que nada podem fazer para modificar minha situação. por esse motivo e por conselho do meu neto de treze anos entrei na internet para conhecer pessoas com o mesmo problema e tentar mudar meu comportamento. novamente peço desculpas por chamar tua atenção., se quiser passa no blog que o meu neto fez pra mim - dificilcontinuar.blogspot.com.Fica com Deus que tenhas um feliz 2012, e que continues espalhando esta tua alegria de viver a todos com quem tens contato neste teu espaço... Obrigada por existir
    meu nome é Maria Boa noite.

    ResponderExcluir
  17. oi fernanda, tudo que vc esta passando eu estou tambem hoje faz uma semana que fiz a masectomia com esvaziamento de axilia e pensei que não iria aguentar mas eu tive uma força de Deus e da minha fortaleza(minha mãe) que me fizeram ficar bem; hoje acredito que estou curada e graças a Deus me sentindo bem.O dreno incomoda um pouco mas para quem fez QT tudo passa né. bjs no seu coração e muita saúde ta.

    ResponderExcluir

Brigadinha pelo recado! E não esqueça de assinar!!