quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Pós operatório (Mastectomia Radical). Primeiro dia ainda no hospital!

Comecei  a acordar... não me lembro muito bem a ordem dos acontecimentos.  Me lembro de acordar com uma enfermeira me olhando na sala de pós operatório, e quando abri os olhos ela falou... já está tudo bem. Nessa hora acho que tentei mexer o braço esquerdo e senti o braço muito pesado e doendo.  Logo dormi de novo. Não sei quanto tempo depois, lá no fundo do meu sono eu ouvia uma voz”zinha” assim...”Mi?? Mi, sou eu, a Ju! Mi?? Já acabou!!” Quando abri os olhos vi minha prima Ju (Mi é um dos meus apelidos na família). Aí ela falou, já acabou, foi tudo bem viu. Falei com as enfermeiras e me falaram que correu tudo bem na cirurgia, e que você estava bem calma, e chegou até brincando no centro cirúgico. Perguntei da minha mãe, e em seguida do Felipe. Ela disse que os dois estavam na sala de espera do centro cirúrgico, e já sabiam que a cirurgia tinha acabado e que eu estava bem! Era exatamente o que eu queria, que avisassem que eu estava bem.  Eu já sabia que seria feita a mastectomia radical, aí perguntei pra Ju se haviam esvaziado a axila (retirado os linfonodos axilares). A Ju não sabia dizer. Mas eu tinha certeza que sim... sentia dores no braço... e peso também. Não me lembro se doía a axila. A Ju saiu e eu ainda fiquei ali na sala esperando a hora que iam me pegar. Senti um gosto forte na boca ... acho que foi o mesmo que senti quando fiquei inalando p/ dormir antes da cirurgia...rs.
mãezinha
Logo avistei o José Carlos, o maqueiro que me levou p/ o centro cirúrgico de manhã. Adorei vê-lo, pois sabia que era hora de me levar pro quarto. Assim que saí do Centro cirúrgico vi minha mãe e o Fê sentadinhos. Que alegria vê-los ali. Lembro da cena de ir para o quarto na maca olhando pra eles! 
Felipe, meu amor... pra variar tirando onda, como sempre! rs

 Não me lembro muitos detalhes do primeiro dia. Passei o dia deitadinha, sentia doer as costas próximo a “asinha” do lado esquerdo.  O Fe ficou um tempão lá comigo. Foi ele quem me confirmou o esvaziamento dos linfonodos axilares.
Aninha.  (faltou a Dani na foto)
 A Dani e a Aninha também fizeram uma visitinha. Até pedi pra Dani dar um jeitinho no meu rosto e me fazer um make básico. Ah gente, num aguento ficar sem maquiagem né? Rsrsrs. A Aninha disse que assim que ela apareceu do meu lado no quarto eu olhei com aquela cara de “grogue”  e cantei (como uma bêbada) – “Tu ficaste tão bonita monoteta, mais vale um na mão do que dois no sutiã...” (Mamonas Assassinas) ... eu não me lembro dessa parte rsrsrs.... e de várias outras.  Logo foram embora pois ainda iam voltar pra Santos.


Minha mãezinha ficou o tempo todo lá do meu lado. Minha irmã foi me visitar a tarde... acho que ficou criando coragem pra ir tadinha...rs. O jantar chegou quando ela estava lá, eram quase 19hrs, e eu tracei a comida. Imagina a minha fome...quase 24 horas sem comer.  Minha irmã fotografou e logo postou no face a gordinha aqui jantando...rs. E acreditem, a comida de lá não tem nada de comida de hospital como sempre ouvimos as pessoas falarem. A comida lá é super saborosa, além de saudável né!! 
Meu jantarzinho básico! e tão esperado!!

Paizinho
Meu papis chegou logo depois e ficou lá comigo também. Foi muito bom que ele foi, vi que ficou feliz de ver que eu estava bem. E vê-lo tranquilo em me ver bem me deixou muito feliz. Mas ele teve que embora, pois o horário da visita já estava no fim, e ele ia voltar pra Bertioga ainda. Minha prima Ju chegou pra ficar um pouco comigo, conseguiu uma poltrona pra minha mamis ficar mais confortável. O horário de visita era até as 20hrs, mas minha mãe saiu de lá quase dez da noite rsrsrs. A Ju ficou lá, e até ajudou a enfermeira a me colocar sentada. Vagarosamente me levantaram e eu fiquei sentadinha na poltrona. Assim a enfermeira pôde trocar a roupa de cama, pois eu e a comadre (de fazer xixi) ainda não nos entendíamos muito bem, e foi maior molhadeira ahahahaha. A Ju me deu um help pra tomar um banho de gato com aqueles lencinhos umedecidos novos que são meio atoalhados. Eu estava aflita pra tomar um banho... por causa da cirurgia e de ficar deitada na cama o dia todo né.  Bom, o fato é que eu voltei pra minha cama de lençóis limpinhos, com as costas aliviadas e me sentindo bem melhor depois do banho de gato...rs.
A Ju ficou comigo até mais ou menos meia noite, eu acho.
Foi tudo tranquilo nesse primeiro dia, eu não sentia dores fortes, aliás, eu quase não sentia dores. Só alguns incômodos, naturais né, afinal só haviam passado algumas horas da cirurgia. Eu tinha medo de como me sentiria após cirurgia, pois acordaria sem uma mama, mas na verdade eu me senti muito bem, pois me senti curada, e livre daquilo que não me pertencia mais. O tumor e o câncer já estavam bem longe de mim! AMÉM!
 Nessa noite eu tive um pouco de dificuldade pra dormir. Dormi tarde, por pouquíssimas horas e acordando o tempo todo. Acordei umas 6hrs da manhã com o Dr Baeta em pé do lado da minha cama. Me falou que a cirurgia foi tudo bem e falou um pouco sobre alguns cuidados que eu deveria ter. Logo depois veio o pãozinho de café da manha e uma banana. Comi o pão e dormi...pouco, mas um soninho bom... 
Essa foto já era pra ter sido postada antes. Esse é o Dr Baeta, meu mastologista.
Um médico abençoado, pessoa maravilhosa!


28 comentários:

  1. Fico feliz em saber q tudo correu bem.
    Melhoras logo e sempre!

    Abraços cheirosos

    ResponderExcluir
  2. Ô minha linda... (desculpe a intimidade).
    Estou emocionada. Fique com Deus.

    Bjs.
    Fernanda
    Mococa (SP)

    OBS: Vi seu link no blog "do limão para a limonada", super por acaso e quis conhecer a sua história...

    ResponderExcluir
  3. Eita que vc é um touro de forte hein mulher? Que bom! Estou feliz em te ver com um sorrisão maravilhoso nos lábios!
    Melhoras e energia viu?

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oba!
    "Bicho" devidamente retirado e agora basta apenas aproveitar a vida!
    Feliz por você e encantada por todo o carinho que sua família lhe trata.
    O apoio da família e o carinho dos médicos é fundamental para o tratamento. Por tudo isso seu sorriso estampado no rosto. Sorriso com gosto de vitória.
    Leio a vitória em seus olhos!
    Um beijo!
    Izabel

    ResponderExcluir
  5. Um bjo enorme pra vc e uma ótima recuperação!!!

    ResponderExcluir
  6. Que bom que deu tudo certo, eu na minha, não senti nenhuma dor nem pós cirurgico e até hj nao sinto, só fiquei curiosa pra ver como tinha ficado, mas so pude ver no dia seguinte, bom, o que importa mesmo é que foi embora o que nao presta e agora vai ficar tudo bem. Bjs e ótima recuperação. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  7. Fernanda Querida!

    Que relato espetacular!
    És uma GUERREIRA! Uma mulher FORTE!
    Eu e minha filha torcemos sempre por ti, vemos em ti alguém parecido conosco, uma lutadora!
    Parabéns por teres passado por mais essa etapa!
    Um passinho de cada vez, um dia de cada vez!
    Ainda farás como eu faço agora....conto aos outros o que passei, não chorosa, mas conto alertando que a prevenção e o tratamento correto acrescidos do imenso amor da nossa família nos trazem SAÚDE! Nos enchem de amor!
    Álias, que família linda tens!
    Fique bem guriazinha querida, eu e a minha filhota continuaremos mandando energia boa para ti, continuaremos a pedir a Papai do Ceú que tudo fique bem...
    Parabéns, mais uma vez, pela imensa coragem...

    Mil beijinhos,
    Das amigas aqui de Porto Alegre!

    Sandra e Fernanda

    ResponderExcluir
  8. Que bom ter notícias suas....
    Tava torcendo aqui...
    Nova vida mulher!!!
    Que os anjinhos sempre te conservem assim: feliz e simplesmente você!!!
    Saúde!!!
    Beijinho
    Ana

    ResponderExcluir
  9. Que bom saber que vc está bem.Vou fazer a cirurgia daqui a uns 15 dias e seu relato me ajdou muito.
    Bjocas

    ResponderExcluir
  10. Oi Fernanda!
    Que pena que eu não consegui te ver...
    Aquele dia da sua cirurgia e o dia anterior foram um pouco tumultuados... Ai quando eu passei no seu quarto na 3ª a tarde ou 4ª de manhã a outra paciente disse que você já havia ido embora... Queria muito ter te dado um beijo e um abraço!
    Mas graças a Deus deu tudo certo...
    Quando vc for lá me avise pra gente se encontrar, tá?
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Nanda
    É tão bom vc estar postando isso.
    Sabe que o meu maior medo hoje é o pós cirurgico,e de certo modo vc me tranquilizou.
    Ate pq, acredito, que eu vá fazer o mesmo procedimento que vc (ainda nao fui no ocno, mas pelo tom em que meu masto falou comigo... já presumi isso)
    Parabens pela coragem e obrigada pelo relato
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Eu vim aqui te dar um beijo, mas vou mudar os planos e chamar a polícia da DIETA COLETIVA!!! É jantar, é café da manhã, comilanças, gulosaaaaa

    ahaha

    Que bom que tudo está se encaixando na vida normal.

    beijoooo

    ResponderExcluir
  13. OLÁ MEU NOME É DENISE ESTAVA PESQUISANDO SOVRE MASTECTOMIA E DEI DE CARA AQUI A MINHA HISTORIA É PARECIDA FAZ 1 MES QUE FIZ A CIRURGIA E ESTOU BEM GRAÇAS AO MEU DEUS QUE É MARAVILHOSO E NOSSO MEDICO DR BAETA FIQUEI TAO FELIZ POR SER TEU MEDICO TAMBEM QUE NÃO PODIA DEIXAR DE POSTAR UM COMENTARIO FIQUE COM DEUS POIS ELE JA ESTÁ TE ABENÇOANDO COM ANJO QUE COLOCOU NO SEU CAMINHO ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  14. vc se e abençoada o senhor escolhe anjos para sua provaçao. bjos

    ResponderExcluir
  15. Minha mãe fará a mastectomia terça-feira. Me sinto melhor ao ler essa postagem.

    ResponderExcluir
  16. Minha esposa fez hoje mastectomia sua hitoria e parecida tudo de bom p/ voce deus te abençoe abraços wilson

    ResponderExcluir
  17. Estou fazendo quimioterapia e minha cirurgia deve ser daqui dez semanas estou um pouco triste mas sua historia me deu muita força.
    Abraços Adriana Aguiar

    ResponderExcluir
  18. Irônico ver o DR. Baeta ali, sendo q foi ele o médico de minha mãe por anos e foi ele quem disse q ela tinha uma "bolha de água", qdo na verdade ela tinha um câncer.
    Só quando ela trocou de médico foi que teve o diagnóstico certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho queixas com relação ao Dr Baeta. No meu caso ele ótimo, e fez o que pode para acelerar os exames e inicio de tratamento.

      Excluir
  19. Minha mãe operará aqui 3 dias, estou muito nervosa e preocupada, mas ver seu rosto de cansada, porém bem nas fotos me deu um pouco de ânimo. Muito lindo seu relato, espero que esteja super bem!
    Fique com Deus sempre, você é uma vencedora!
    Beijos,
    Mariana

    ResponderExcluir
  20. Minha mãe operará aqui 3 dias, estou muito nervosa e preocupada, mas ver seu rosto de cansada, porém bem nas fotos me deu um pouco de ânimo. Muito lindo seu relato, espero que esteja super bem!
    Fique com Deus sempre, você é uma vencedora!
    Beijos,
    Mariana

    ResponderExcluir
  21. Minha mãe operará aqui 3 dias, estou muito nervosa e preocupada, mas ver seu rosto de cansada, porém bem nas fotos me deu um pouco de ânimo. Muito lindo seu relato, espero que esteja super bem!
    Fique com Deus sempre, você é uma vencedora!
    Beijos,
    Mariana

    ResponderExcluir
  22. Inspiradora sua história. Minha mãe fará uma mastectomia dia 30, tem 73 anos e eu estou apavorada. Peço muito a Deus que ela saia bem dessa cirurgia. Parabéns pelo blog. Cristina

    ResponderExcluir
  23. Muito bom seu blog querida, vou passar por uma mastectomia bilateral no mês que vem e suas informações foram muito esclarecedoras ! parabéns vencedora! sucesso SEMPRE! bjus de muita LUZ

    ResponderExcluir
  24. Muito bom seu blog querida, vou passar por uma mastectomia bilateral no mês que vem e suas informações foram muito esclarecedoras ! parabéns vencedora! sucesso SEMPRE! bjus de muita LUZ

    ResponderExcluir
  25. Muito bom seu blog querida, vou passar por uma mastectomia bilateral no mês que vem e suas informações foram muito esclarecedoras ! parabéns vencedora! sucesso SEMPRE! bjus de muita LUZ

    ResponderExcluir
  26. Muito bom seu blog querida, vou passar por uma mastectomia bilateral no mês que vem e suas informações foram muito esclarecedoras ! parabéns vencedora! sucesso SEMPRE! bjus de muita LUZ

    ResponderExcluir
  27. Claudiane, campo grande,MS23 de novembro de 2015 às 03:05

    Passei por uma mastectomia radical. Esta foi a quinta cirurgia no seio. Estou cm 26 dias e a recuperaçao é muito dolorosa,dificil...Graças a Deus,deu tdo certo e eu nunca perdi minha fé,minha auto estima e minha alegria. Estou confiante e penso que eu ter mutilado meu seio,nao significa que sou menos mulher. Nós somos guerreiras e eu aprendi sozinha,qndo nas primeiras horas no quarto,chorei...chorei feito criança. Decidi q naquele momento eu estava começando a viver! A minha recuperaçao depende do meu estado emocional. Agradeço a DEUS,por estar viva! Nos somos mulheres de fibra, Que DEUS cm sua infinita misericordia olhe por nós. Bjs

    ResponderExcluir

Brigadinha pelo recado! E não esqueça de assinar!!