quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Pós operatório ainda no hospital e alta médica!

Oi gente, desculpem-me o sumiço, eu andei bem preguiçosa pra escrever. Mas ainda tenho muitos detalhes pra contar do Pós operatório. Acho que tem muita informação que posso e devo compartilhar. Mas como foram muitos dias até hoje, vou tentar dar uma resumida...
No segundo dia depois da cirurgia .... acordei quando minha mãe chegou. Liberaram-me pra tomar banho. E minha mãe ajudou. Não tive tontura e quase não sentia dores, a não ser o incomodo do dreno, que tinha dois “caninhos”...um que ia até a axila e outro na mama retirada. Mas o que realmente doía não tinha nada a ver com a cirurgia, era o acesso que estava na minha veia, na direção do pulso, na parte de cima... Isso é consequência das quimioterapias que mexeram muito com minhas veias. Elas foram ficando cada vez mais sensíveis e eu já estava há muitas horas com aquele jelco na veia.  Depois do banho foi a primeira troca de curativo, quando eu vi como ficou o corte.  Eu não sabia como reagiria quando visse o corte né. Não sabia se ia ficar tristinha e tal. Mas que nada, fiquei super bem. Nem pensava mais no lado estético, só na minha saúde! O curativo era apenas em cima do corte da mastec. e do local onde estava o dreno. Era só gase e micropore. Mais nadica de nada. Tomei anti-inflamatório e dipirona, muita dipirona...rs. Não porque eu sentia dor, mas porque era receitado mesmo hehehe.
Tentei usar um pouco o note que minha mamis levou pra mim, mas não deu muito certo pois o acesso da veia não permitia q eu me mexesse muito.
 A Paula foi me visitar a tarde e fez um make. Fiquei muuiiiito melhor maquiada hehehehe. 
Maninha depois de dar um tapa no meu visual! hehehe

À tarde dei uma cochiladinha de leve. Minha prima Ju também foi lá me visitar, também foram Tia Marcia, Vó Magdalena, Mari e....... Que eu me lembre foi isso, rs. Minha mãe ficou até umas 9 horas.  Esse horário eu já estava começando a ficar com muita dor no local do acesso a veia. Mas como eu já não ia mais tomar nenhuma medicação na veia, somente comprimidos ou gotas eu achei melhor não reclamar. Se eu reclamasse que doía muito iam me furar de novo e pegar outra veia, porque enquanto o paciente está internado é obrigatório manter o acesso, para algum caso de emergência em medicar. Mas como eu já disse, minhas veias não estavam nada fáceis e doeria me furar novamente. Então aguentei. Passei a noite sem movimentar o braço. E assim que acordei e vi a primeira enfermeira perguntei se já poderia tirar... Ela disse que só quando eu tivesse alta... Snifff.... guenta mais um pouco. 


Eu e a Cris, enfermeira mto atenciosa

Quando foi umas 10 ou 11 horas da manhã a Dra. Debora, que é responsável pela equipe de mastologia do hospital, passou para me ver e passar as recomendações de pós operatório. Ensinou como esvaziar o dreno. Deixou claro que não era para eu abandonar os movimentos do braço esquerdo, mas não era pra fazer esforço. Quando perguntamos sobre alimentação ela me deu uma resposta que eu já deveria ter ouvido há muito tempo, dessa mesma forma.
nossa, fiquei redonda! rs
- Dra, e a alimentação? Alguma dieta especial? Ela respondeu, super séria, e ao mesmo tempo com um sorrisinho irônico – Alimentação saudável, todo mundo sabe qual  é!! É só fazer! Todo mundo sabe o que faz bem e o que não faz!!! – Nunca vou me esquecer dessa resposta que é mais pura verdade!  Ela só deixou claro que o açúcar não é bom. Que todo mundo ia querer me paparicar com docinhos e tudo q eu quisesse...mas esse não era o momento.  Ensinou uns exercícios de leve para ir movimentando o braço enquanto não começasse a fisioterapia. Explicou que não havia receitado antibiótico pois no momento da cirurgia já haviam aplicado a dose necessária. E assinou meu papel da alta!!!! QUE DELÍIICIA!!!

Já na casinha da vó Maria..olha ela aí!!!
Logo depois a enfermeira veio tirar o acesso pois a Dra liberou. Ahhhh...que maravilha tomar banho sem isso me doendo!!!! A enfermeira sugeriu que eu ficasse mais um pouco pra poder almoçar lá, já que o almoço já ia sair. Não pensei duas vezes, a comida de lá é uma delícia....acreditem!!! E eu uma esfomeada né?! kkkkkk
Assim que a papelada de alta foi liberada fomos embora. Cheguei na casinha da minha avó e já me instalei no quartinho que estava prontinho me esperando!!! Rs.
Como era bom estar em casa...recebendo a visita de familiares e amigos! Na primeira noite em casa jantei uma sopa que minha mãezinha e minha avó fizeram, rodeada de pessoas queridas.
Dormi muito bem nessa primeira noite....

11 comentários:

  1. Nossa, vc ta descrevendo com uma naturalidade...
    me passando uma paz q vc nao faz ideia!
    É o momento que mais tenho medo: o pós operatorio.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Fernanda,

    Teus relatos são sempre cheios de esperança, otimismo e muito amor!
    Linda.....tu és linda por dentro e por fora!
    Êta guriazinha mais do que MACHA!
    É isto aí lindona! Sempre pensar positivo, sempre estar com este sorriso no rosto!
    Parabéns por mais esta vitória!
    Um passo de cada vez, um dia de cada vez!

    Beijinhosssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Nanda, seu sorriso é algo que contagia e está sempre estampado no seu rosto. Que vc continue com uma ótima recuperação e sempre que puder apareça pra dar noticias. Um bjo enorme!!!

    ResponderExcluir
  4. querida, tenho uma amiga passandoe xatamente pelo mesmo tratamento que voce. E voces duas sao exemplos de forca e boa disposicao...

    E vao ficar otimas, curadesimas e ainda vao ganhar de presente dois peitos de adolescente quando esse babado todo terminar.

    Ficamos aqui, torcendo por voces!

    inaier.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Aeeee! Mais uma etapa vencida! Que bom que vc nao está sentindo dores, eu tb não senti dor alguma nos pós-op, só o dreno que cansa um pouco, mas a gente tira de letra, né? Parabéns por ser uma vitoriosa! Beijos, beijos!

    ResponderExcluir
  6. Que bom q vc nao sentiu dor ,eu sofri um pouquinho rsrs,muita forca e continue com esse sorriso lindo ....BJs
    Luciane

    ResponderExcluir
  7. Você ta linda Nanda, nós temos uma beleza diferente ela está no olhar e no sorriso, temos a beleza de viver, de vencer.Vamos em frente querida, essa já ganhamos rss.
    Bjos da Sol

    ResponderExcluir
  8. Só tenho uma coisa a lhe dizer,,, Felicidade, felicidade,,,,,, tudo vai dar certo... Fé e confiança.....

    ResponderExcluir
  9. Menina, sua história faz com que nos fortalecemos cada vez mais.
    Você é exemplo de força e superação diante desse bicho.
    Estou torcendo por você.
    Beijos!

    Izabel

    ResponderExcluir
  10. Gulosa! hehe Sempre querendo fazer uma boquinha!
    Que bom te ler, Fer!
    É verdade que quando a gente está doente ou triste, todo mundo nos mima com doces e comidinhas. Até li um livro sobre isso (A Paixão emagrece, O Amor Engorda)

    beijooooo

    ResponderExcluir
  11. Olá Fernanda estou lendo e absorvendo suas experiências que ajudam muito! Gostei do seu modo de encarar a vida e da sua coragem em enfrentar as dificuldades que o ca de mama traz! Também fui diagnostcada com ca de mama, fiz quimio e mastectomia radical e esvaziamento axilar! Mas pelo que eu percebi vc nâo precisou usar expansor de mama! Na mesma cirurgia de retirada da mama já foi colocado meu expansor para preparar a pele estcando-a para a reconstrução! Se vc quiser saber mais sobre o expansor me manda um email ok! Bjs querida (sylviagiroldo@hotmail.com)

    ResponderExcluir

Brigadinha pelo recado! E não esqueça de assinar!!