segunda-feira, 2 de abril de 2012

A radioterapia - E a importância da Fisioterapia para levantar o braço.

Já faz tanto tempo que postei a última vez, daqui a pouco esqueço dos detalhes pra contar aqui né? Sorry gente, eu tenho sumido do blog....mas to aqui óoo...rs.

Depois daquele susto quando soube que ia retomar as quimios, as coisas foram se acalmando e eu passei a aceitar melhor essa nova fase que não estava "no script". rsrs.

Passei pelo Dr Daniel, radioterapeuta. Ele conversou muito comigo e minha mãe. Explicou também sobre o herceptin e a necessidade dele e também que o tumor que tive era um tanto agressivo. Me falou que eu faria 28 sessões de radioterapia. E a simulação foi marcada para o dia 28/11. Ele também falou que não teria problema eu viajar no carnaval. (O Dr Flávio também já tinha falado isso) Nem preciso falar que essa foi a melhor parte das consultas né?

Esse exercício era um dos que mais me dava noção da diferença e força de um braço e outro.

É quase esse movimento que eu tinha
ficar durante a radioterapia.
Assim que passei pela consulta com o Dr Daniel marquei o início das sessões de Fisioterapia, pois a cirurgia com esvaziamento dos linfonodos axilares interfere e muito no movimento do braço. Ele fica muito mais difícil de levantar e estender. E durante a radioterapia eu tinha que ficar com o braço do lado operado em 90º, e a maioria das pacientes sentem muita dificuldade. Graças a Deus não tive problemas quanto a isso pois assim que tive alta depois da cirurgia comecei a fazer os movimentos que meu mastologista aconselhou, como por exemplo; por a mão na janela e dar um passinho para trás devagar, até que eu fosse conseguindo estender o braço. E assim que conseguia eu tentava algo mais alto. E depois mudei para o exercício de tentar tocar a minha orelha, começando pela mesma do lado operado, e subindo até chegar à outra. 

A sensação de peso do braço era muito grande também. Então foi preciso trabalhar pra que eu conseguisse fazer os movimentos normalmente, além de evitar que a radioterapia diminuísse os meus movimentos, já que esse é um dos sintomas mais comuns da Rádio. 

Apertar a bola era um dos exercícios,
Era bem difícil.
 Eu fazia muitos exercícios de alongamento. Eram lentos e repetitivos. E com o tempo também fiz alguns de fortalecimento, com pesos leves (1kilo), afinal não posso mais carregar peso. Eu adorava as sessões de fisio. As meninas são umas fofas... Conversávamos muito, sobre tudo que era assunto... eu nem sentia a hora passar. O clima era de pura descontração. Eu ia uma vez por semana, e fazia mais uma vez em casa. Sentia um pouquinho de dor nos dias seguinte das sessões... mas nada que me incomodasse tanto. Era natural sentir alguma coisa, afinal só tinha 2 meses que eu tinha passado pela cirurgia né? rsrs

Tinha também que levantar a bola até a direção da minha cabeça.
Eu fiz as sessões de fisio simultaneamente com a radio. Minha pele reagiu bem durante quase todas as sessões de rádio, e isso favoreceu pra que eu fizesse a fisioterapia. Mas reparem que eu escrevi que ela reagiu bem durante QUASE todas né? É, porque nas últimas sessões, e na semana seguinte foi beeeeeem complicado. Mas isso eu conto no próximo post, pois tem muitos detalhes e fotos rsrs

OBS.:  Como não tirei fotos durante as sessões de fisioterapia peguei algumas fotos na internet de alguns exercícios que eu também fazia.

Beijocasssssss

5 comentários:

  1. Oi Querida!

    Andava muito preocupada contigo pela falta de notícias!
    Que bom que estás reagindo bem!
    Agradeço a Deus por estares melhor!
    Embora não te conheça pessoalmente continuo TODOS os dias te incluindo nas minhas orações! Ainda bato à porta de Papai do Céu pedindo pelos meus Tios toda à noite, e te incluo junto com o meu Querido Amigo Leonel (do Blog O Asteróide)!
    É bem por aí amiga, chorar um pouquinho no início e depois ir à luta!
    Cada dia é uma batalha vencida!
    Beijokinhas no coração da Mammys que te acompanha sempre!
    Minha filhota, que é uma vitoriosa igual a ti, conseguiu chegar na casa dos 47kg eliminados! Já não toma mais remédio para o coração!Já comprou a primeira calça 38 e saímos chorando da loja!

    Fique bem Amiga Querida......se puderes não fiques tanto tempo sem nos dar notícias!

    Feliz mesmo por saber que estás fazendo bem a radio, que estás na fisio e por saber que continuas na luta!

    Quando estive muito doente minha mãe sempre me dizia: lá no final do túnel tem uma luzinha, cada passo que deres a luzinha aumenta e logo chegas ao ar livre ensolarado!

    Beijinhosssssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Babyyyyy, arrasa nos posts e imagino como tenha sido complicadinha a fisio, mas
    é importante fazer né amiga?
    O próximo post será vital pra todos verem tua evolução e batalha, um bjo queridona..
    Pri

    ResponderExcluir
  3. Que bom q estás de volta ao blog amiga!!!!
    Sua recuperação é sempre um motivo de mta Felicidade, ver vc vencer a cada dia não tem preço!!!
    A fisio foi chatinha mas necessária e mtoooooo importante (modéstia a parte!!! rs rs)
    Força sempre..... Amo-te...

    ResponderExcluir
  4. Legal Nanda!que bom voltar a ler seus post!
    Vamos lá! é isso aí.....um dia de cada vez.
    Beijos da Sol

    ResponderExcluir
  5. Olá

    Sou mais uma da turma, nesse processo doloroso do CA de mama. Já passei pela quimio, mastectomia, radioterapia e 1 ano de herceptin. Estou me preparando para a reconstrução.
    Quando fiz a radioterapia usei o creme Biafine para proteger a pele. Ele é excelente, mas não é comercializado no Brasil (e quando acha algum fornecedor, geralmente é muito caro, no mínimo R$ 100,00/tubo). Consegui através de amigos/parentes que foram ao exterior.
    Continuo usando o creme para preparar a pele para a expansão e encomendei mais para uma amiga que viajou recentemente.
    Como sei da dificuldade de achar aqui, estou disponibilizando alguns por R$ 63,00. Moro no Rio de Janeiro e no fim de maio provavelmente irei a Brasília.
    Se alguém desses lugares estiver interessado pode me contactar por e-mail para combinarmos a entrega.
    Se puder divulgar, agradeço.

    Meu e-mail é lig.li@hotmail.com

    Força e boa sorte prá você

    ResponderExcluir

Brigadinha pelo recado! E não esqueça de assinar!!