terça-feira, 22 de maio de 2012

A RADIOTERAPIA!


Minha radio começou dia 31 de outubro, então foi marcada a simulação para o dia 28.

A simulação é o que se faz para o médico radioterapeuta faz para demarcar a região a ser irradiada.  

Durante a simulação eles tiram radiografia, já na posição q eu ficaria p/ a sessão de radio, com o braço esquerdo em 90 graus e o rosto bem virado para o sentido oposto, deixando o pescoço super esticado. Aí o médico vem, quando eu já estou na posição correta e com a imagem do raio x, e marca com uma canetinha e uma tinta próprias. Tudo feito com régua, e medidas exatas pra evitar que fosse irradiada alguma região desnecessária. Fiquei uns 30 min na mesma posição. Lembro-me de sentir um frio quase desesperador, porque o ar condicionado “bombava” na sala...rs. Fora a dor no braço e pescoço de ficar na mesma pose “quase a Estátua da Liberdade”. 

O Dr Daniel foi riscando a região e me explicando que eu teria que ficar com aquelas marcas durante tooooda a fase da rádio. Pensei comigo – Ahhhh tá...pra quem ficou careca, engordou 10 kilos e ficou monoteta...o que é um risco de canetinha ??? Entãoooo... é e não é... Vocês "num tão” entendendo zénti! É OOO risco. A tinta que eles usam é VERMELHA. E a marcação era até o meio do pescoço, bem no meio mesmo. Também tinha até  a axila... EU TAVA GATA! Kkkkkkkk

O fim de semana foi passando e a marca sumindo... fiquei apavorada, e quis marcar eu mesma, por cima, antes que sumisse tudo. Mas quando cheguei na segunda feira me explicaram que era melhor não marcar. Pra não correr o risco de ficar errado... Tinha que ser muito exato.
Bom.. a primeira sessão de rádio também foi meio demoradinha, porque as meninas tinham que preparar o molde. E marcar os blocos. Eles servem como bloqueadores da radiação. Então por meio de uma luz que sai do aparelho as meninas podiam ver onde a radiação atingiria. E onde não era necessário usava-se esse molde de chumbo para bloquear a passagem da radiação.


A cada sessão eu entrava na sala da rádio e deitava na maca do aparelho de radio. Essa maca já tinha um apoio pro meu braço ficar na posição correta (90º).  A Ketty (radiologista que fez a maioria das sessões) ajustava a posição correta do meu corpo com o aparelho através do controle remoto. A radiação durava uns 2 minutos no máximo. Eram 2 tipos de radiação diferentes. Uma na região do pescoço, e outro onde era a mama.

As reações? sim... existiram.. volto no próximo. :-)

16 comentários:

  1. E tudo issoa conteceu em dezembro...cinco meses atrás. Que bom que agora são só lembranças,né??
    Né??

    Bj

    ResponderExcluir
  2. E vc agora está bem Fer? Torço que sim! Tá sempre tão linda nas fotos...

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Nanda! Também terminei minhas sessões de rádio no início de maio. Agora é só fazer acompanhamento a cada três meses. O alívio de ter passado por essas fases do tratamento e a sensação de ter vencido o câncer não dá prá descrever! Desejo a você muita saúde, muito amor e a realização de todos seus sonho imagináveis e inimagináveis. Bjossss

    ResponderExcluir
  4. Ei Fer, eu fiz no pescoço, axila e mama.
    hehe
    Achei todo tratamento bem tranquilo.
    Bju

    ResponderExcluir
  5. Sempre com o sorriso no rosto! Essa é a sua marca registrada. Dá força a todos com muito bom humor...
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  6. Amei seu blog, e já estou te seguindo!
    Beijão,
    Alê

    ResponderExcluir
  7. Cade quero mais.... Sinto falta qdo não atualiza aqui...
    Sdd... Força sempre...

    Beijos

    Ana Paula Vallejo

    ResponderExcluir
  8. Oi Fernanda,
    Lendo seu blog e de outras meninas decidi criar o meu, vocês escrevendo auxiliam quem esta iniciando neste processo de cura, a curiosidade as vezes é maior do que o medo e por isso te digo, quando você escreve, coloca sua realidade para nós que passaremos pelos mesmos procedimentos, e assim, iniciamos com mais tranquilidade mesmo sabendo que podemos ter reações adversas kkk. Ao terminar a quimio eu vou para radio e este teu post já tirou duvidas que eu tinha.

    Linda! Obrigada pela ajuda.
    bjokas.

    ResponderExcluir
  9. amiga li td seu blog gostei eu estou passando pelo mesmo proceso q vc e gostaria de poder comver mais com vc porq eu sinto uma coisa tao estranha q tem horas q pensso q vou mi acabar emtao li pesso seu comselhos bjos

    ResponderExcluir
  10. Amiga estou passando minhas noites lendo sobre esta doença, as vezes fico mais corajosa outras vezes tenho mais medo , sei que devo encarar de cabeça erguida be com muita fé e otimismo, o restante Deus faz Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Maria e no mês de setembro último fui diagnosticada com um câncer no reto fiquei muito assustada mas procurei digeri aquela informação que parecia mais um pesadelo e ainda parece, estou morrendo de medo do tratamento de quimioterapia e radioterapia, sou corajosa tenho a cabeça boa tenho fé muita fé em Deus e nos médicos e acredito que vai dar tudo certo se Deus quiser e sei que quer Abraços

      Excluir
    2. Meu nome é Maria e no mês de setembro último fui diagnosticada com um câncer no reto fiquei muito assustada mas procurei digeri aquela informação que parecia mais um pesadelo e ainda parece, estou morrendo de medo do tratamento de quimioterapia e radioterapia, sou corajosa tenho a cabeça boa tenho fé muita fé em Deus e nos médicos e acredito que vai dar tudo certo se Deus quiser e sei que quer Abraços

      Excluir
  11. Amiga estou passando minhas noites lendo sobre esta doença, as vezes fico mais corajosa outras vezes tenho mais medo , sei que devo encarar de cabeça erguida be com muita fé e otimismo, o restante Deus faz Abraços

    ResponderExcluir
  12. Amiga estou passando minhas noites lendo sobre esta doença, as vezes fico mais corajosa outras vezes tenho mais medo , sei que devo encarar de cabeça erguida be com muita fé e otimismo, o restante Deus faz Abraços

    ResponderExcluir
  13. Amiga estou passando minhas noites lendo sobre esta doença, as vezes fico mais corajosa outras vezes tenho mais medo , sei que devo encarar de cabeça erguida be com muita fé e otimismo, o restante Deus faz Abraços

    ResponderExcluir

Brigadinha pelo recado! E não esqueça de assinar!!