segunda-feira, 25 de abril de 2011

Dias difíceis!


Meus dias têm sido tranquilos, apesar do tratamento super agressivo que é a quimioterapia. Eu não senti muitos efeitos colaterais, mas sei que eles existem. Cheguei a ficar um pouco irritada algumas vezes porque fui aconselhada a não pegar peso, fazer muito esforço físico e tal. E vou te falar que não é fácil.... pois me sinto bem, e super disposta. Tenho minha casinha pra cuidar, limpar, arrumar... coisas que sempre fiz.... e de repente me vi precisando de ajuda até pra estender minha roupa. Tem dias que encaro isso numa boa, mas já tive dias que fiquei chateada. Mas como tudo no tratamento; é só uma fase. E é claro; passou!
Sei que os medicamentos estão agindo constantemente em meu corpo, ... Mas o dia mais dificil pra mim até hoje foi quando vi na minha mão um dos efeitos da quimio.
Foi quarta feira, dia 13 de abril. Eu estava no computador, na casa da minha mãe, e com uma simples passada de mão, como se estivesse penteando com os dedos, vi um chumaço saindo na minha mão. Nossa, não vou me esquecer, fiquei tão assustada. Porque eu sabia q eles iam cair, mas sinceramente, acho que é impossível se preparar pra isso. É um choque de realidade. É você ver nas suas mãos o quão forte é o tratamento.
Foi, sem dúvida, o dia mais difícil do tratamento até hoje. Eu já esperava que não fosse fácil mesmo. Tinha cortado meu cabelo curtinho na primeira semana de quimioterapia, como se já estivesse me preparando pra esse dia.
Os dias foram se passando.. e cada dia a quantidade que caía aumentava. No primeiro dia caia bem pouco, no segundo dia um pouco mais. E assim por diante.Foram apenas 5 dias. Mas 5 dias em que tive manhãs bem difíceis. Era difícil acordar e ver meu cabelo caindo tanto, e tomar banho e sentir ele caindo sem parar. Mas tentei compensar essa tristeza me arrumando bastante, me maquiando.... fazendo coisas que me faziam sentir bem e bonita. É inevitável que isso abale nossa auto-estima, mas só cabe a nós mesmos permitir ou não, e eu não deixei que isso se tornasse um problema.
Eu queria que meu cabelo "durasse" até terça feira (19/04), pois era níver do Fê e ia ter festinha. Eu estava com medo de como me sentiria se estivesse careca ou de lenço. Mas quando foi segunda feira de manhã meu cabelo já tinha caído muito. Eu estava cheia de falhas na cabeça. Nesse dia fui pra São Paulo com a Dani e a Ju (amigaaasss) pra escolher a peruca que compraria. Saí de Santos com uma quantidade de cabelo e quando voltei já tinha muito menos. Sem falar na dor que eu sentia no couro cabeludo. Então chegando em Santos, já decidida, eu e o Fe passamos a máquina. O Felipe foi extremamente importante, mais uma vez! Em nenhum momento fiquei tristinha, ele nem deixou q eu chegasse perto disso. Na verdade rimos muito com as palhaçadas dele. Minha mãe e minha irmã acompanharam bastante pela camera do skype.

No dia seguinte foi o níver do Fe... e sabe que eu me senti super a vontade nos lenços e até mesmo careca??? rsrsrs. E fiquei muito feliz com isso também!
Nos outros dias ainda caíram um pouquinho dos cabelos curtinhos que tinham ficado.
Já comprei minha peruca.... é linda e ficou super natural. Aliás, comprei porque eu quem escolhi e fui buscar, mas na verdade ganhei minha peruca. Foi uma surpresa e tanto que grandes amigos me fizeram e me deram de presente. Jamais me esquecerei desse carinho. Mas vou deixar pra contar em detalhes num próximo post.
Voltando a peruca....A franja é muito igual a minha natural. Quando vimos a cabeleireira cortando, a Dani e eu tivemos acesso de risos... abismadas com a semelhança...rs.

Mas confesso que a peruca incomoda um pouco, e eu já esperava por isso. Além de estar me adaptando bem e adorando os lenços. Mas nunca se sabe quando vou acordar com vontade de me olhar com cabelos... e tudo que eu puder fazer pra não ficar tristinha ou coisa do tipo eu farei. Que nada atrapalhe meu tratamento e meu sorriso, que como já ouvi tantas vezes, é minha marca registrada ehehhe....

11 comentários:

  1. Te amo sua linda! Adorei a idéia do blog, eu que não to com você todos os dias posso me senti mais pertinho agora!

    Beijos amiga

    ResponderExcluir
  2. É isso ai amiga!!!! Ta cada dia melhor seu blog, vejo sempre!!!!
    Amo tu
    bjssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Nanda, cabelos crescem, e vc é linda, com ou sem ele. A restauração da sua vida começou por esse passo, dificil com toda certeza, mas "bem vindo" do ponto de vista que o tratamento é quem vai te curar completamente. Mas te digo uma coisa: "mente sã, corpo sadio", então flor, acredite pois vc tem a melhor consciência do mundo e isso faz toda diferença.
    Um beijo gata.

    ResponderExcluir
  4. Ahhhhhhhhhhhhhh que linda!!! E eu que achava que só na tv as atrizes perfeitas e todas maquiadas conseguiam ficar lindas até mesmo careca!!! Nãããoooo...nossa amiga é gata! rsrs
    Sabe, eu fiquei pensando...um dia vc nos disse a seguinte frase..."Inveja de mim???? Quem vai ter inveja de mim agora????"...Ai amiga...eu acho que muita gente viu!!! heheheeh Porque pensa bem...com tudo que vc tah passando, continuar positiva, sorrindo sempre e FELIZ de verdade, sem falsidade ou proteção alheia...rsrs...Ahhhhh com certeza isso causa inveja simmmmm!!!! Hahahahahahaahhah
    Amo vc e tamo junto! rs
    Bjos

    PS: To amando seu blog!

    ResponderExcluir
  5. eeee... brigada pelos recadinhos... Amo mto vocês. Brigadinha pelo incentivo, pela força e tudo mais q estão fazendo por mim!!!!!

    ResponderExcluir
  6. linda! eu amo vc, vc sabe. penso que nunca falei mas esse sentimento é verdadeiro.INVEJA...claro que muita gente tem e terá, principalmente de sua força, de sua alegria, de sua beleza. Mas isso não lhe afetará, nem modificará sua beleza. nem a externa, nem a interna. bjs

    ResponderExcluir
  7. Vera, tbm amo você, e não ha tempo ou distância que mude isso.
    Brigada pelas palavras e vibrações..
    beijos beijos!!!!

    ResponderExcluir
  8. Linda, por dentro e por fora, com ou sem cabelo!
    Vc eh mais do que especial Zinha!!!
    Te admiro mais a cada dia!!!
    AMo vc!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Nanda ! Vim parar no teu blog porque to fazendo quimio. Por enquanto só fiz uma sessão da vermelha e ontem vi um monte de cabelo na minha mão também... com certeza é muito pior que o enjoo !!! ganha de longe !!! decidi que vou passar a máquina hoje mesmo, porque nao quero continuar nessa agonia de ver o cabelo caindo. To só esperando marido chegar da rua pra raspar. Ah, olha, foi ÓTIMO ler teus posts sobre tua experiência. MUITO obrigada! bjobjo

    ResponderExcluir
  10. Olá Nanda, meu nome é Erica, fiz mastectomia dia 03/01, estou com dreno, posso te adicionar no Orkut ou no msn, preciso tanto conversar com pessoas que já passaram pela mesma situação que eu. Adorei seu blog! (ma.andrade2010@gmail.com)

    ResponderExcluir

Brigadinha pelo recado! E não esqueça de assinar!!