terça-feira, 3 de abril de 2012

Indignação - Até onde os programas de TV sobre saúde são confiáveis?

Oi Zéntii!

Hoje vim falar sobre algo que assisti na TV e fiquei INDIGNADA. Hoje minha mãe me ligou pra falar que o programa Bem Estar, do Globo ia falar sobre o Câncer de Mama. Logo liguei a TV.
Sabe, já tinham me falado que se fala muita baboseira nesse programa. Como sou leiga com relação aos assuntos abordados no programa sempre acreditei no que assistia afinal eles passam uma certa confiança né?  Mas hoje quando ouvi o médico ginecologista dizer certas coisas fui ficando boquiaberta. 


Ao final do programa minha vontade era ligar lá ... Falar o que eu não sei... Mas é muito ruim ouvir tudo isso e ficar quieta. Aí desabafei no face, no meu perfil e no Grupo Amigas do Peito, do qual eu faço parte... E entre tantos comentários que surgiram cheguei à conclusão que deveria ser postado no blog. Foram muitas opiniões entre elas tem uma que me chamou muita atenção. 

- O médico consultor do programa é um Ginecologista, se o assunto é câncer de MAMA o certo deveria ser um MASTOLOGISTA a participar, correto??? 

O Programa enfatizou que o risco de câncer de mama é em mulheres acima de 40/50 anos. Não discordo, mas acho que cada vez mais CA de Mama ocorre nas mulheres mais jovens. No grupo que faço parte na internet, muitas das mulheres têm menos de 40 ou 35 anos, arrisco até a dizer que mais de 1/3 do grupo. Não fazemos parte das estatísticas de idade, mas aí é aquela mesma questão que a Dani abordou nessa matéria que já postei aqui (Câncer de Mama aos 35). Se fôssemos fazer os exames preventivos de acordo com os dados do Ministério da Saúde será que estaríamos aqui ainda pra debater tudo isso???

Outro fato que algumas amigas comentaram foi que, apesar do CA de Mama estar muito ligado a fatores hormonais também existem casos onde os exames mostram triplo negativo (tumores que não expressam receptores de estrógeno, nem de progesterona, nem apresentam hiper-expressão de ERBB2). E no programa eles apenas citaram o risco de CA de Mama relacionado a hormônios. 

Também ouvi desse médico a seguinte frase “Quando você identifica o nódulo, esse tumor está com você há PELO MENOS 8 anos, 8 ANOS!!!” Aí me pergunto... Eu já tinha o tumor desde os 22 então? E os exames anteriores?? Se meu tumor teve a capacidade de crescer 3 cm em um ano (intervalo entre os exames), com 8 anos que tamanho ele estaria??

Mas o que mais me indignou mesmo, pela forma como foi falado, foi o seguinte (exatamente como está escrito);
- O que menos dá no câncer é dor. Quando você descobre um “nódulozinho” na mama e ele dói, principalmente antes da menstruação – Pronto, não preocupa o médico!!

Discordo quando ele praticamente descarta a possibilidade de um câncer de mama assim. Lembro-me direitinho quando falei para o meu Mastologista que meu nódulo doía, pois tinha lido na internet que quando dói não é câncer. Ele me respondeu da seguinte forma – Isso não quer dizer nada, tem mulheres que tem a mama mais sensível, e qualquer anormalidade que tiver pode dar dor, naturalmente.  E depois isso me pareceu realmente muito óbvio. E hoje muitas das minhas “Amigas do Peito” relataram que descobriram o câncer porque sentiam dor... pouca, ou muita, não importa...o fato é que muitas sentiam dor sim!

Bom... Minha intenção nessa postagem não é a crítica ao programa em si, ou a emissora, mas sim ao risco de passar para o telespectador uma informação de forma errada, incompleta ou mal explicada. Fico pensando no número de mulheres que podem ter um nódulo dolorido e por conta do que assistiram se tranquilizaram e protelaram a ida ao médico. 

Que maravilha se eu soubesse pouco sobre este assunto, mas com tanta informação que temos durante o tratamento, creio que os doutores deveriam ter mais consciência de que a palavra em um canal considerada uma Rede idônea pode causar muitos danos aos menos informados. O assunto requer pesquisas e depoimentos de vários estudiosos e não ser como material corriqueiro de um programa de entretenimento.
Uma médica do grupo escreveu em um comentário: Complicado generalizar, CA de Mama tem particularidades e não pode ser citado como uma receita de bolo pronta.

Acho que esse é um alerta bom que muitos saibam... Seja qual for a alteração sentida no seu corpo. VÁ AO MÉDICO, FAÇA EXAMES PREVENTIVOS E MESMO QUE ÁS VEZES ALGUÉM FALE QUE NÃO É NECESSÁRIO POIS NÃO SE ENCAIXA NAS ESTATÍSTICAS, LEMBRE-SE QUE SUA VIDA É SEMPRE MAIS IMPORTANTE!!!

23 comentários:

  1. Nanda, o seu alerta é mil vezes mais importante do que o programa inteiro! Ele deve ser compartilhado por todas nós, para que suas informações possam ter a mesma difusão que o programa da TV. Você realmente levantou a bandeira da prevenção, da procura médica. Seu alerta nos faz ter a certeza que a verdade maior, é a individualidade, tanto na vida, quanto no pensamento, no modo de agir assim, como também nas doenças, nos sintomas, nos sentimentos, que nos diferenciam uns dos outros, umas das outras. Parabéns! Você sabe que estou na primeira fila da torcida. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Perfeito seu alerta!!! NUNCA deixar de procurar o médico!!!!!
    O sintomas do CA de Mama não podem ser generalizados, assim como o de outras doenças... cada pessoa é uma, cada organismo é um diferente...
    E infelizmente mtas pessoas confiam cegamente nesses programas!!!
    Parabéns Nandoca!!!!! bjssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Eu assisto esse programa as vezes e não tinha reparado que as informações que passam são errôneas. Um perigo isso!!
    Mais seu alerta foi ótimo para abrir os olhos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. eI Fer,
    tb fiquei chcada com o programa, absurdo!!!
    Eu tb sentia dor, e em 6 meses meu nodulo cresceu 5 cm...em nem 1 ano eu tava mmortinha hahahahah, imagine 8. Poupe-nos né????
    Bju enormeee

    ResponderExcluir
  5. Então, Fernanda... venho para reforçar e me solidarizar com tudo o que você disse.

    Como paciente de ca de mama ( e apesar de já ter 46 anos ) considero assustador quando a imprensa, além de não divulgar os casos cada vez mais frequentes em idade precoce, também colaborar para que pessoas que tenham nódulos doloridos percam a chance do diagnóstico precoce. Além de tudo ainda não dão importância a fatores como tipo de tumor. Um grande número de pacientes ainda não sabe que poderá se beneficiar do anticorpo monoclonal herceptin, simplesmente porque alguns médicos não realizam o exame específico para identificação da sobre-eexposição do Her2 no nódulo retirado. E como já falamos lá no Facebook, tudo isso é muito triste e quanto mais vidas pudermos salvar melhor.

    Adorei seu texto!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Fernanda, parabéns pelo blog e por suas considerações.
    Eu já ouvi muita besteira nesse programa e em muitos outros.
    O pior é que minha mãe fica vendo essas coisas o dia inteiro e fica se achando a especialista em tudo. Eu e minha filha já brigamos muito com ela por causa disso.
    Um grande beijo.
    Maria Lúcia

    ResponderExcluir
  7. Muito bom Fernanda
    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente eles não são confiáveis (e pior que deveriam passar informações boas e alertas para as massas que os assistem).

    ResponderExcluir
  9. Gente de Deus, PREVENÇÃO é tudo nessa vida, como eles alertam para confundir ao invés de levantar essa bandeira? Amiga, arrasou no post, que deve ser difundido com ctz.. qual o emial do Bem Estar, queria que eles lessem e talvez fizessem correções.. um beijo amiga!
    Pri

    ResponderExcluir
  10. Já ouvi e assisti tanta besteira dita em TV e Rádio que as pessoas deveriam ser processadas .........
    Vou levar sua postagem para o Facebook, é importante.
    Beijos.
    Saúde e paz.
    Turquezza.

    ResponderExcluir
  11. Ótima matéria Nanda. Atendo mulheres cada vez mais jovens e é algo que nínguém fala, a doutora está certa não dá para generalizar.
    Um grande Beijo
    Soraya
    www.closetandstyle.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Amiga, imagine se vu pelo programa, tenho 35 anos, meu câncer doia e sou triplo negativo...Ia morrer certooooooooooooo...

    ResponderExcluir
  13. Oi Nanda....nao assistir ao programa mais como já passei por tudo que passamos qdo temos cancer de mama, fiquei chocado com um programa de uma emissora de "gabarito" colocar informações erradas em uma situação tão seria.
    Vamos divulgar mesmo......
    Fica em Paz
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Flor, concordo com td q vc disse, principalmente com a parte de VÁ AO MÉDICO SEMPRE! ,porém vcs já pararam pra pensar q é um programa de apenas meia hora q tem como intuito mostrar informações básicas para um público completamente leigo? Eles tem q trabalhar com estatísticas ,não há tempo pra mostrar todas as particularidades e detalhes de cada doença abordada, a mensagem é sempre a mesma que a sua.... VÁ AO MÉDICO! bjos!

    ResponderExcluir
  15. ADOREI FERNANDA!
    VAMOS BOTAR A BOCA NO TROMBONE! SE FOR PARA PASSAR INFORMAÇÃO SÉRIA NÓS AJUDAMOS, MAS SE FOR PALHAÇADA PARA AUDIÊNCIA...PAU NELES!
    Ps: Posso republicar seu post no meu blog??? www.aatrocha.blogspot.com ou me envie um e-mail. Olha meu blog tem boa visibilidade então sinta (sintam-se pra todas) a vontade para mandar posts que eu publico ok? bj. força!

    ResponderExcluir
  16. E isso ai vamos divulgar, bjs

    ResponderExcluir
  17. Alô, Nanda.
    Cheguei aqui através da Margaretss e, como ela, também estou passando por quimioterapia.
    Não costumo assistir nem dar muita importância a esse tipo de programa.
    E concordo com seu post.
    Na verdade, só a informação, CORRETA, vindo de quem trabalha com/para isso pode mudar o que se vê por aí.
    E mais uma coisa: nas consultas e nos exames vi muitas mocinhas com vinte e poucos anos com CA de Mama!

    ResponderExcluir
  18. Olá Nanda.
    Parabéns pela sua força, otimismo e perseverança.Como é bom saber q existem pessoas com a sua alegria e amor a vida. Lendo as suas postagens eu me sinto mais disposta a enfrentar as adversidades da vida e lutar pelos meus sonhos.
    Obrigada pelo seu blog.Vc é muito linda e mesmo careca vc continua linda, é serio.
    Gostaria de poder te dar um abraço pessoalmente mas...sinta-se abraçada.
    Essa informação q foi postada é muito importante pra todo mundo.Bjinhos

    ResponderExcluir
  19. Oi Nanda!
    Retirei um nódulo maligno da mama esquerda em outubro.Já fiz as sessões de quimioterapia e atualmente estou fazendo radioterapia. Descobri que tinha CA de mama justamente por sentir dor e desconforto. Concordo com você quando diz que o profissional mais apto a falar e orientar sobre essa doença é o mastologista e ainda friso que todas nós deveríamos consultar além do ginecologista um mastologista. Apesar de estar com 60 anos, durante as sessões de químio tive contato com muitas jovens na sua faixa de idade e até mais novas, fato que não deve ser desconsiderado, mas deve servir como motivo de pesquisa e investigação.
    Os meios de comunicação tem por obrigação não só incentivar o auto exame e consultas regulares ao médico, mas principalmente divulgar informações precisas e confiáveis.
    Muita força na peruca para todas nós que estamos nessa luta.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi Nanda, eu não ví esse programa, mas estou realmente escandalizada! O programa deveria ter o mínimo de cuidado de chamar um especialista. Eu tive ca de aos 35 anos... E as pessoas, principalmente de pouca instrução, tomam as nformações passadas pela tv como verdadeiras...
    Fica aí o alerta para quem procura informação nesses programas de tv.
    Abraço Nanda!

    ResponderExcluir
  21. Ei Nanda, sempre me lembro de de uma frase de um professor na faculdade que era: 'a teoria sem a pratica de nada resolve'.Ainda bem que temos profissionais sensives e atentos ao que falamos e sentimos, usando isso em prol da proxima paciente.
    Mas...uma pessoa que nunca teve cancer, e que se baseia em livros, nunca foi ou será pelo menos pra mim qualificada o suficiente para falar sobre. um beijo.

    ResponderExcluir
  22. Ola, primeiro devo dizer que você é linda e passa muita alegria...Concordo com seus questionamentos, afinal só descobri o meu câncer (recente) porque o nódulo apareceu "da noite para o dia"...e além de tudo...doía muito...(depois dá uma passadinha no meu blog)...
    Espero ter a mesma força que você para enfrentar o que ainda está por vir...
    Bjo e até a próxima!!!
    Força e Fé!

    ResponderExcluir
  23. Oi Fernanda, tudo bom? Espero que sim.
    Olha, acabei de ler sua matéria e achei muito válida. Você escreve bem e seu blog tem potencial para crescer.
    Como publicitário, resolvi dar uma dica: O fundo preto com a fonte rosa, prejudica a leitura.
    Quando acabamos de ler, dá uma sensação estranha se olhar para outro lugar.
    Desculpe, se fui intrometido, só quis ajudar.
    Tenha um bom dia. =)

    ResponderExcluir

Brigadinha pelo recado! E não esqueça de assinar!!