terça-feira, 29 de maio de 2012

Os efeitos da Radioterapia. Parte II - A QUEIMADURA

Pra que estiver começando a ler esse post eu aconselho que leia o anterior, ok? ;-)

...Vejo muitas meninas falarem que os médicos aconselharam a só passar os cremes depois que a pele começar a escurecer. Eu nem sei o que seria de mim se tivesse feito isso!!
Essa era a marca da pomada que usei
Tenho uma amiga, a Soraya fisioterapeuta especializada em saúde da mulher e dermato, que trabalhava justamente com um grupo de pacientes de mama e auxiliava muitas mulheres a prepararem bem a pele pra receber a radioterapia.

Penso que é melhor pecar pelo excesso do que pela falta. Mas isso eu penso agora, depois de ter sofrido muito com as queimaduras.

A pele começando a ficar rosinha.
No início estava tudo muito bem! Eram 28 sessões. Eu passava a pomada indicada, a RADIAPLEX 2 a 3 vezes ao dia.
Depois de umas 10 sessões a pele estava mais rosadinha. Mais alguns dias depois começou escurecer mais... parecia um bronzeamento artificial localizado. Mas na ÚLTIMA semana eu percebi uns pontos de pele sensível... meio enrrugadinha, ameaçando descascar. A enfermeira me via todos os dias e disse que dependendo de como estivesse eu teria que fazer uma pausa. E eu, mais uma vez, não acreditei que poderia ficar pior que aquilo. Mas acho que nem a enfermeira esperava por isso e então continuamos.






A rádio acabou numa sexta feira, dia 09/12. EEEEEE.... só alegria!!!!  Ou não!!

No dia seguinte fui a um chá de bebê e apesar de me esconder o tempo todo do sol, o dia estava muito quente, e eu estava com um vestido que não protegia toda a pele do atrito do meu próprio braço, o que ajudou a piorar um pouco.
Nessa foto dá pra ver a região onde o braço entrava em atrito, e onde ficou bem machucado

Os dias foram passando e a pele foi descamando mais. Cada dia era mais difícil vestir uma roupa. Fui até a Soraya e quando ela me viu ficou preocupada. Como minha pele teria chegado àquele ponto??? Me passou um creme de manipulação e o Dersani. O creme eu só consegui usar depois q minha pele estava cicatrizada, pois ardia. Passaram mais 2 dias e minha pele estava muito pior. Era carne viva!!! Ela tinha fritado!!! E a cada banho eu chorava de dor. Realmente estava me judiando DEMAIS. (E se tem alguma coisa que acaba com meu psicológico essa coisa é tal dor!!) Aí gritei pela Soraya...rs. Quando ela chegou em casa estava eu deitada, com a pele respirando pois era impossível vestir algo. O fato é que a coisa tava tão feia que ela disse que não ia mexer e aconselhou que eu fosse urgente a um médico.


Esse foi o dia do Amigo Secreto, tem um pedacinho da pele
queimadinha alí ó!
Meu médico é em Mogi e eu estava em Santos. Eu não tinha condições físicas de ir até Mogi daquele jeito. Ligamos para um amigo que é médico, o Coelho, e ele veio me socorrer. Me receitou um antibiótico, antiinflamatório e falou que eu continuasse com o Dersani. Isso era dia 14 (quarta-feira). Na sexta-feira fizemos o amigo secreto (entre amigos) na minha casa, já que eu não tinha como sair. O Coelho veio rapidinho dar um oi a todos e ver como eu estava, pois estava de plantão. Ele viajaria no fim de semana e me indicou uma médica que já estaria ciente do meu caso para me ver dois dias depois.

Passei na médica domingo. Quando ela viu minha pele disse que era necessário limpar. O dersani formou uma casquinha amarela na pele... E ela limpou com uma pinça, gaze e soro. Quando eu digo limpou, leiam esfregou..rs. 
NOSSSSA, me lembro bem... Vi estrelas!!! Não não, vi uma constelação inteeeeira!!! As lágrimas escorriam. Ela passou rifocina spray e pôs de leve uma gaze que não gruda e depois uma maior.

Dois dias depois eu fui pra Mogi, no meu médico, o Dr Daniel. Quando ele viu o curativo disse que não era necessário, pois estava abafando a região. O fato é que, sendo ou não necessário, me ajudou bastante, pois em 2 dias minha pele era outra!!! Quando cheguei na consulta com ele, tive que mostrar uma foto de como estava, porque já tinha melhorado muito!! Ele receitou uma pomada (antibiótico) que melhorou demais da conta! Eu diria até que parece que  "tirou com a mão". Foi realmente uma benção! 

No Natal eu já estava conseguindo me vestir normalmente, por a prótese externa e tudo mais!!!
Mais um cantinho discreto da queimadura

Não vou postar as piores fotos aqui pois elas assustam e não é essa a intenção do post. Só estou contando mais uma fase do meu tratamento. Se alguém achar muito necessário, por efeito de pesquisa, deixe o e-mail nos comentários.

Agora já estou muito melhor... Foi só uma fase difícil como eu já disse. Mas passou!! :-)

besitossss

93 comentários:

  1. Amiga quando chegar a minha vez vou te gritar, pra variar!
    Tenho certeza de que vou passar perrengue, sou mt branca.
    Ja to c meu peito td descamado só p inchar e desinchar! Imagina na radio!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manu, as vezes não viu... trate bem da pele. isso é o mais importante!!!!

      Excluir
    2. Fernanda,obrigada pela dica pois vou começar a fzer a radio e precisava saber como me prevenir apesar de ser na pelves. E força na peruca gostei muito do seu blog me ajudou muito na minha quimioterapia. Que vc seja muito feliz e tenha muita fé por que é ela que nos dá força e renova as nossas celulas para nós continuarmos a nossa luta.

      Excluir
    3. ISTO PODE PARECER INACREDITÁVEL, MAS VERDADEIRO!!!
      Para 3 anos de bom agora eu ter sido sofrendo terríveis doenças auto-imunes de câncer, até o dia Deus enviada um amigo meu que me direcionou para Dr Molemen, entrei em contato com o Dr Molemen via e-mail, contei-lhe sobre o meu estado de saúde e, também, as dores que eu estava passando, depois que estiveram em contacto com o Dr Molemen pedi-lhe para soluções e começou os remédios para a minha saúde. , ele disse para não me preocupar que ele ia preparar um remédio herbal para mim que eu estava a beber durante alguns dias, ele me deu instruções sobre como obter o remédio dele afinal de contas o processo recebi um remédio Herbal de Dr Molemen que ele enviou para mim aqui no meu país, eu os usei diariamente como eu foi dirigido e agora tenho recuperar minha saúde , o sangramento retal desapareceram.
      Faz 7 meses agora depois de tomar o medicamento Dr Molemen e não tive quaisquer sintomas de doença câncer novamente, eu acredito na sua medicina como tem funcionado para mim e eu vou conselhos todos poderão solicitar para sua medicina herbal tratar e curar qualquer doença ou infecção.
      Você pode contatá-lo sobre (drmolemenspiritualtemple@gmail.com / dr.molemenspiritualtemple@yahoo.com) ou ligar para +2347036013351).

      Excluir
    4. Quero agradecer Dr.Wise para os remédios à base de plantas Herpes dei a mim. meu
      nome de Gustavo é Louis, pode contactar-me no facebook. Eu sou de Lisboa,
      Portugal. Eu estava a sofrer de vírus herpes simplex tipo 1 (HSV-1) durante 3
      anos. Mas, para Deus seja a glória, eu sou curar aquele com o medicamento herbal
      Dr.Wise enviado para mim quando entrei em contato com ele. Quero usar este meio para
      Que a solução dizer a todos para nossa doença tem vindo, assim que eu gosto
      você entrar em contato Este grande curador em Seu e-mail:
      drwisehivhealinghome@gmail.com. Com ele todas as suas dores será ido, eu sou
      muito feliz hoje, que eu também têm sido curado por this grande herbal
      curador. Agora estou negativa, o meu médico confirmou.
      Mais uma vez eu dizer um grande obrigado a Dr.Wise para as mãos de cura sobre a minha
      vida, eu oro a Deus continue a abençoar abundantemente e dar-lhe mais
      Aqueles ajudando a manter o poder Isso quer sua ajuda em suas vidas. Estou agora
      vivendo ao vivo normal, eu tenho uma nova namorada e eu não poderia ter solicitado
      mais.
      Se você tem herpes, diabetes, HIV, HPV, câncer, asma, ou qualquer tipo de
      doença, eu está esperando para ajudá-lo. E-mail dele agora em diante
      drwisehivhealinghome@gmail.com ou chamá-lo 2349063191711.
      Este é o meu e-mail, se você ainda precisa do meu conselho: louisgustavo234@gmail.com
      .

      Excluir
    5. Como você sofreu, mas graças a Deus vc esta bem..vou tomar muito cuidado não precisamos passar pôr mas esse transtorno.

      Excluir
  2. Pôxa Fer...que sofrimento! Eu sempre soube que a radio, nesse ponto de dor e tals, é bem pior que a quimio. Ainda bem que acabou né amiga? E vc, pelo jeito, tirou de letra!
    Ah! Posso falar uma coisa? Vc emagreceu hein? Tá lindona!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lola, lindona... qto tempo que vc escreveu né, e eu nem respondi. Eu dei uma abandonada aqui mas to de volta!! rsrs
      Foi duro sim, mas passou. E quanto a emagrecer, ah, eu desinchei dos corticoides né, mas a balança nao muda.... desespero total!!! kkkkkkk
      beijão!

      Excluir
    2. Qual foi a pomada que a médica passou pra vc ?

      Excluir
  3. Passou com sucesso amiga minha, eu amo você!
    Beijos,
    Pri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meninas Boa noite, estou assustada, pois passei por um mês e nove dias de internação, para cirurgia de um tumor cerebral, que é benigno, mas vou ter que fazer radioterapia.
      Amanhã é minha primeira consulta com o oncologista.
      os comentários acima, me deixaram mais tranquila.
      Que Deus as abençoe e nos fortaleça cada dia mais..

      Excluir
  4. Eu também tive problemas com a radio, eu usava um creme RD Care, mas no final ficou assim, muito queimada. Faz 1 ano e 7 meses que fiz e embaixo da axila ainda tá escura. Desejo que você fique boa logo e que continue a nos iluminar com esse sorriso tão lindo! bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, acho que usamos o mesmo creme entao, minha pele ainda tá escura. mas fazer o que né...rsrs.
      to voltando a escrever ta. logo logo estara atualizadissimo!!

      Excluir
  5. Fê,

    Lembro de cada segundo daquele dia e como fiquei preocupada. Graças a Deus sempre temos pessoas iluminadas para nos ajudar. Que bom te ver bem e feliz sempre.
    Beijos no coração querida,
    Soraya :)
    www.closetandstyle.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. So, vc foi uma dessas pessoas iluminadas que me ajudou!! E ajudou muito!!!
      Beijos meu bem! Saudades

      Excluir
  6. Fernanda,é muito importante você falar sobre isso. Infelizmente, às vezes, não temos as informações antes. Vou fazer a radio ainda não sei aonde... em Santos ou SP. Minha médica está esperando eu me recuperar um pouco mais. Mas o que você indicaria, qual o melhor creme para passar antes de fazer a radio? Você acha que o problema da queimadura mais forte foi a marca? Aguardo seu comentário.... beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suely, tu ja fez? Eu acho que o mais importante é passar creme o dia todo!! qual o creme eu não sei dizer, pois só usei um. Mas use o que sua medica indicar... mas use muuuuito. sem poupar! rs
      A pele ficou marcada sim, ainda tá escura, mas isso nao me abala nao. O pior foi o sofrimento, a dor! Se cuide! beijos
      Talvez vc ja tenha até feito a radio né, desculpe a demora, agora voltei blog ok!

      Excluir
  7. Parabéns pela iniciativa do blog, em dividir com as pessoas essa fase em que passou com sucesso! Que Deus abençõe com muita saúde e te conserve com este sorriso iluminado no rosto!! Grande beijo =)

    ResponderExcluir
  8. Eu não tive CA de mama mas de canal anal. Eu fiquei muito mal com as queimaduras na pele. Escrevi um blog e lá publiquei sim foto da queimadura. Sei que eu ajudei - e ainda ajudo! - com meu blog, explicando exatamente isso, que a pessoa precisa preparar a pele antes de começar a RT. O tratamento é pesado, inevitável, mas se você já começar bem hidratada você terá menos problemas. Parabéns pela iniciativa.
    Muita saúde e muita luz para você!

    ResponderExcluir
  9. Oi Fernanda, tudo bem?!

    A Radiaplex é muito boa, me ajudou demais e a minha pele não teve queimaduras.
    Foi outra região do corpo, mas super sensível também.
    Gosto de falar aqui isso também para as meninas que começarem o tratamento não se assustarem muito.
    Existem efeitos colaterais bem ruins, mas a gente sempre supera tudo né?
    E com a ajuda do creminho melhor ainda.

    Beijos, querida!
    Thai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Thai, não é todo mundo que tem esse tipo de reação, na verdade pelo que eu vi, é a minoria mesmo. Minha intenção também não é assustar ninguem, pq acho que o medo não ajuda né, mas precisava muito relatar o que aconteceu.
      Mas o importante é que foi mais um passinho pra minha cura, e ja acabou, agora estou bem.
      Beijão!! Fique com Deus!

      Excluir
  10. Olá Fernanda, minha primeira vez aqui
    Estou começando a ler o seu blog e estou adorando!!
    Vc é linda e uma guerreira
    beijos e sucesso com o tratamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dea, brigadinha querida. Passei meses longe daqui, mas estou de volta!
      beijão!

      Excluir
  11. cida b campos

    oi querida é a 1ª vez que visito seu blog e gostaria de dizer 2 coisas a 1ª é que as pessoas de sua familia devem se orgulhar muito de vc pois mostra que és uma guerreira e a vc batalha dada é batalha vencida. e a 2ª é que mesmo não te conhecendo já sou sua fã e pode contar comigo se precisar. bom em março eu achei um nódulo em um auto-exame, corri e fiz a ultra que deu na mama esquerda um cisto e na direita outro cisto e um nódulo sólido,irregular, hipoecóico de textura heterogenia de limites imprecisos e sombra acústica,birard's IV como vc pode ver com todas as características de um cancer e depois fiz a mamografia que não deu pra ver nada por minha mama ser muito densa, aí levei pro masto e ao inves dele já me passar uma biópsia, não. me pediu pra repetir a ultra; fiquei desesperada porque o tempo tá passando e não descubro o que é, de uma vez por todas,porque destesto esse lance de 'O GATO SUBIU NO TELHADO', pô é melhor saber de uma vez. bom querida é isso, vc pode me responder o que deu em sua ultra?qual classificação birard's? e na sua mamografia? vou ficar eternamente agradecida se puder responder. meu email é esse ( reprografica.cicuta@umb.br )
    bjus e luz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cida, eu sei que demorei, mas estou respondendo por email ok. beijos

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Parece que sou o único homem aqui :)
    Tive um tumor na coxa esquerda em 2002. Realizei 42 sessões de radioterapia. Os efeitos momentâneos como coceira (que coisinha insuportável, pois coçava por dentro e eu não podia fazer nada), evitar sol, etc, são chatos, mas passam. O efeito mais devastador é justamente a coloração da pele. Claro que no momento ficamos alegres pelo fato de estar bem de saúde, pois isso é o principal, mas posteriormente ver a pele escura mexe com auto estima.
    Porém não busquem soluções mágicas e nem se iludam. Eu procurei alguns tratamentos, mas não adiantou. Meu médico me disse para não se preocupar, para passar apenas óleo de amendoas para hidratar, mas que para clarear não existia milagres, só o tempo.
    Atualmente fazem 10 anos da cirurgia e realmente clareou e muito. Não voltou a coloração normal, mas comparado ao que estava, hoje está ótimo. E continua clareando.
    Não se preocupem, com o tempo a pele vai descascando e dando lugar a nova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. minha pele tem clareado com o tempo mesmo, mas sincerammente isso não me preocupa nao. Minha cura, essa sim é importante!!!
      beijos

      Excluir
    2. Olá. Meu marido tbém tem um tumor na coxa esquerda e está na decima sessão de radioterapia. O medico indicou o RdCare gel hidratante pra passar 3x ao dia logo após a compressa com chã de camomila. Estamos ainda no começo do tratamento mas confiantes q td vai dar certo.

      Excluir
  14. Fernanda, td bem? Já nos comunicamos há uns meses, seu cabelo cresceu que alegria! O meu está dando o ar da graça, já entrei na fase do Taxol, agora ele começa a crescer, deve estar com 1 centímetro rsrs mas ainda não dá pra sair sem a peruca ou lenço... e o frio na careca, aqui no RJ escfriou... e vc como está? Seu tratamento terminou? O meu termina no final de agosto, próximo passo é a recontrução. Td de bom para vc! Adoro ler seu blog! Abraço Erica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Érica, eu fiz 6 quimios esse ano e estou agora fazendo o herceptin e o uso de tamoxifeno!
      Aguardando a fase de reconstrução!
      beijos lindona!

      Excluir
  15. Olá Fernanda, sempre venho aqui no seu cantinho e apenas hoje consegui seguir você, justamente porque me lembrei de sua postagem sobre a rádio, e como estou em carne viva, estou colhendo aqui algumas dic as que penso que serão valiosas, pois terminei segunda-feira próxima passada e ainda hoje não consigo nem me vestir direito, por negligência minha, claro, me descuidei. Muito legal você informar sobr isso, com toda certeza evitará que muitas pessoas passem por isso. Dói demais. Beijo grande e parabéns, você é uma guerreira vencedora!

    ResponderExcluir
  16. Você é meu exemplo,adorei seu blog das dicas amei.bjus linda

    ResponderExcluir
  17. Oi! Li tudo o que vc postou e fiqueio emocionada! Tô passando por isso! Fiz minha mastectomia bilateral na terça passada com esvaziamento de axila direita, ainda não recebi o resultado da biópsia. Tô torcendo por mim e por vc tbém, obrigado pelas palavras e como vc mesma diz: Força na peruca!!!

    ResponderExcluir
  18. Oi!!! Fernanda queria saber como vc está? Faz tempo que não posta nada, fico meio perdida sem suas notícias, aprendi muita coisa com vc...bjs rosana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosana, estou bem. Estou atualizando o blog.
      brigada!
      beijinhos

      Excluir
  19. Nanda, bom dia! Td bem com vc? Aqui é Erica do blog http://vencendoocancer.wordpress.com/
    Vc notou alguma diferença no seu cabelo qdo voltou a cresder? Tá crescendo igual ou diferente?
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, meu cabelo já caiu 2 x. na quimio do ano passado e desse ano, mas sabe que tá nascendo normal? No ano passado também nasceu normal.
      mas ainda tá mto curtinho, vamos ver como fica....rs
      beijosss

      Excluir
  20. Ahhh Nanda, esqueci de comentar: Vc viu o programa Hoje em dia que falou sobre a dificildade de se diagnosticar ca de mama em alguns Estados? Salvo engano foi exibido dia 14 ou 15/08... ao contrário do programa Bem Estar, convidaram uma Mastologista para falar, achei coerente...
    beijão!

    ResponderExcluir
  21. Paula, desculpe a demora, nessa altura vc ja acabou suas radios né? estou atualizando meu blog e se eu puder ajudar em alguma coisa me avise ok?
    beijão

    ResponderExcluir
  22. são leopoldo 10 de outubro de 2012
    Nanda,te achei por acaso estava procurando ajuda para minha mulher,que esta com o
    seio muito avermelhado dez mezes apos a radioterapia,você me ajudou muito e vou continuar lendo,pois tenho a certeza que vou aprender a ajudar a quem eu amo muito.
    beijo jorge

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge, tenho certeza que ela ficara bem! pessoas que nos amam a nossa volta eh nosso melhor remedio! e no que eu puder te ajudar p ajudar sua amada, eh so falar!
      beijao

      Excluir
  23. BOm dia ,
    Gostaria de saber o nome da pomada que seu medico receitou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee
      A pomada q usei foi TROFODERMIN. Eh antibiotica!
      Boa sorte! Bjinhos

      Excluir
    2. sim passe radiaplex e compresse de camomila 3 x por dia 500 mls de água e ferva e coloque 3 colheres de camomila com com aquela florzinha amarela dela

      Excluir
  24. Oiii! Minha mãe começou a radio segunda passada. O médico não receitou nenhuma pomada ainda. Vc acha que já deveríamos começar passar alguma coisa? Falaram pra ela para passar babosa.... O que vc indicaria? Obrigada

    ResponderExcluir
  25. Fê, se assim posso chama-la... Descobri meu câncer 03/09/2011, fiz as sessões de Quimio, nas quais caíram meu cabelo e todos os pelos do meu corpo... Infelizmente a Quimio não obteve o rsultado esperado.. então no dia 20/06/2012, me submeti a Mastectomia, Comecei a Radioterapia estou na 2a. sessão, Por todas as situações que passei, me considero uma Verdadeira Guerreira, e meu bordão sempre foi esse também, FORÇA NA PERUCA.... meu nome é Lígia tenho 43 anos, uma família maravilhosa, um namorado que esteve comigo em todos os momentos, somos Guerreiras, Vencedoras.. Venho aqui relatar minha experiência com muito orgulho de ser uma verdadeira e Incansável LUTADORA.... bjus no coração de todas!!!!!

    ResponderExcluir
  26. terminei a minha radio, dia 14.11.12,e só ficou bem escuro o seio, usei a pomada indicada pelo medico da clinica, e tudo bem ainda ta preto, mas ja esta descamando e voltando a cor natura, graças a Deus não tive problemas, tinha gente lá na clínica que só ficou um pouco vermelho, o ´médico me disse que depende do organismo de cada um, e tem que hidratar bem e sempre.semana que vem começo a quimioterapia esta sim to com mêdo.

    ResponderExcluir
  27. Querida amiga entendo pelo que vc passou, meu ca é de canal anal, após a quimio e radio pensei que fosse morrer, um farmaeutico me indicou o CETRILAN, que é a base de óleo de calêndula e óleo de amêndoas, após lavar com sabonete protex (para retirar todas as bactérias, inclusive as do mau cheiro) eu passava essa loção, ela permite a elasticidade sem romper as fibras de cicatrização, foi um bálsamo. Estou agora com sequelas da rádio que queimou toda a área interna dos grandes lábios, o meu clitóris está encapsulado e só tem um buraquinho por onde está saindo uma secreção. Nenhum ginecologista quis me atender e me orientar, só com os do Inca aonde estou em tratamento, eles não me elertaram para essas sequelas, não sei o quê vem agora....vão abrir as peles p o meu clitóris aparecer denovo? se souber de algo me ajude, não acho nada no google...

    ResponderExcluir
  28. Gente acabei de conhecer o novo curativo natural Nanotecnológico : NANOSKIN que tira e alivia a dor na hora . além disso a cicatrização e´rapida com qualidade.
    O pessoal de Floripa estão testado com sucesso após radiodermatite.

    ResponderExcluir
  29. Outra coisa tomei Elixir Nanolux, meu sistema imunológico aumento especialmente a célula NK, recomendo para todos

    ResponderExcluir
  30. eu mim chamo eliane cleide da silva. estou muito preocupada, porque fui a ´praia onten nao tomei sol na areia, mais fiquei n agua por muito tempo. e no horario de 11:30 da manha, e fiquei até as 17:30 da tarde. e hoje eu amanheci, com fortes dores pelo corpo, e coçando, pele muito avermelhadas. ssem contar que sinto muitas dores, nos ombros, e na costa.

    pois já nao sei o que fazer, já dei compressa de gelo, e tomei um dorflex e uma neosulida antflamatorio, e estou muito imchada. o que faço? mim ajude por favor. obg.

    ResponderExcluir
  31. Olá...qual o nome da pomada com antibiótico que o médico lhe receitou?

    ResponderExcluir
  32. Eu tenho 17 anos, sou portadora de Linfoma de Hodgkin. Acabei de fazer 4 ciclos de ABVD e estou partindo para a radioterapia, irei fazer 20 seções... e olhando suas dicas tratarei bem da minha pele que será mais difícil de esconder pois dentre outras partes farei no pescoço! Me desejem boa sorte. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana, nao se preocupe em esconder não. Se olharem paciência. As pessoas olhar por curiosidade, compaixão, e porque se sensibilizam... ainda mais por ser novinha. O importante é cuidar bem da pele, e proteger do Sol tbm. Afinal está começando a esquentar né, e não pode ficar se expondo muito. Eu sempre andava com um lenço claro e se tivesse que andar ao Sol eu me cobria com ele. Boa sorte e fique tranquila, já deu td certo!!!

      Excluir
  33. Olá, o meu nome é Denise terminei a radioterapia há uma semana. A pele da mama ficou mesmo muito escura e queimada. minha médica me receitou logo que comecei um creme manipulado a base de aloe vera e vitamina e graças a Deus ele não deixou que chegasse ao estado crítico que muita gente relata. em minhas pesquisas por aí, já ouvi falar de médicos que não receitam nada e o sofrimento é cruel... Que Deus abençoe a todos que estão trilhando este caminho creiam que estamos indo em direção a nossa cura! Em Cristo somos mais que vencedores.

    ResponderExcluir
  34. Ja to com medo do q pode acontecer cmg qdo iniciar a radio... Vc sabe qual seria a melhor forma de proteger a pele da mama?

    ResponderExcluir
  35. oi Fe é a primeira vez que entro no seu blog e eu quero te dar os parabéns pela mulher guerreira que vc é.
    by: Sabrina

    ResponderExcluir
  36. bom dia,estou fazendo a radio estou com as costa enchada e dor na cabeca do lado que estou radiano

    ResponderExcluir
  37. Adorei seu Blog !E tbm seu carinho por quem tem o mesmo problema.Tenho uma filha com câncer de mama e, outra com Linfoma não Hodgkin e trombose.A que tem linfoma,fêz quimioterapia e 24 sessões de Radioterapia.
    A médica não orientou nenhuma hidratação antes ,nem depois da Radioterapia.Vc acha que ela poderá hidratar mesmo assim?Fico preocupada com oque possa acontecer se não hidratar.Amei sua generosidade.Que Deus abençõe seu coração valente.Não te conheço,mas já te amo.Espero que já esteja muito bem.Mil beijos e muita luz.Gyllisi.

    ResponderExcluir
  38. "Ele receitou uma pomada (antibiótico) que melhorou demais da conta! Eu diria até que parece que "tirou com a mão". Foi realmente uma benção! "

    Meu irmão está passando por isso... qual o nome dessa pomada que você disse no trecho acima???

    ResponderExcluir
  39. Oi Nanda td bem? Sou Cirene tbm passei por isso,quimioterapia e radiotherapia e ja faz faz 8 meses q fiz a radio,o meu seio continua com a pele pouco marron clarinho e uma parte um vermelho e esse vermelho nao some,so queria ver se ja aconteceu isso com alguem? Nao doi,mas as vezes fica mais vermelho e depois clareia,fiz exames e graças a Deus estou curada,agora pouco fiz ultrason pra ver sobre o vermelho e na ultrason eles falarm q esta td bem,eles estão vendo a possibilidade de fazer uma biopsia da pele pra ter certeza q cem da radiotherapia,o que vc me aconselha? Obrigada,aguardo resposta.cireneferreira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  40. muito interessante seu blog,pelo menos alertam outras pessoas a se prevenir antes , durante, e depois do tratamento, fique com DEUS!

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Olá Fernanda vc è mto bonita e alegre, minha mãe gostaria de saber se essa queimadura é normal e se depois ela sai ninguém sabe informar obrigada e toda alegria nessa nova vida im bj.

    ResponderExcluir
  44. Olá Fernanda

    Minha irmã passou pela Quimeoterapia e pela Radio devido câncer de mama.Agora toma injeção de quimeo à cada 21 dias.
    Sobrou 02 Hidratante Biafine grande , quem estiver procurando.Sou de SP.
    edumess@hotmail.com

    Obrigado

    ResponderExcluir
  45. Ei boa noi eu vi suas fotos considecia estou também fazendo tratamento de radioterapia no mesmo local do corpo que vc tive um tumor no osso da costela foi retirado e constatado q era maligno , fiz também 28 seções e também esta queimando a pele fiquei uma semana de descanso, vou voltar daqui dois dias , acha que devo passa creme para hidratar ou Cedar a pele obrigado boa noite melhoras .rodrigoarone@hotmail.com

    ResponderExcluir
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  47. ola,eu estou com um tomo por nome filodes,vou opera essa semana,e vai ser uma mastectomia,e comecei a sentin um falta de ar,gostaria de sabe se é do problema.m.obrigada amei seu blog,e a sua força tb.bjs

    ResponderExcluir
  48. Oi, me chamo Liana, estou nessa fase de final de radioterapia e amanhã faço a última braquiterapia. No começo o médico me passou Tegun uma emulsão com óleo de andiroba, foi muito bom mas mesmo assim a radiação é muito forte e nas duas últimas semanas a pele fio ficando cada vez mais sensível descambada e saindo secreção o médico me passou antibióticos e falou pra eu passar pomada de assadura de bebê mas eu preferi usar pomada de calendula e estou passando Babosa estou sentindo que está secando um pouco. Não vejo a hora de terminar tudo isso E ficar com a pele limpinha outra vez .

    ResponderExcluir
  49. Oi, me chamo Liana, estou nessa fase de final de radioterapia e amanhã faço a última braquiterapia. No começo o médico me passou Tegun uma emulsão com óleo de andiroba, foi muito bom mas mesmo assim a radiação é muito forte e nas duas últimas semanas a pele fio ficando cada vez mais sensível descambada e saindo secreção o médico me passou antibióticos e falou pra eu passar pomada de assadura de bebê mas eu preferi usar pomada de calendula e estou passando Babosa estou sentindo que está secando um pouco. Não vejo a hora de terminar tudo isso E ficar com a pele limpinha outra vez .

    ResponderExcluir
  50. 04/09/2016 meu nome Célia Regina Timóteo, fiz radioterapia, em agôsto, 28 sessões, em nas ultimas minha mama está em carne viva lavo direto com camomila, e depois passo dersane, mas nenhuma melhora dói muito e sai toda a pele, amanhã vou passar no oncologista que vou fazer tratamento com ele e ver se me passa qualquer remédio pra mim,além disso vou tomar um remedio chamado anastrozol por 5 anos só DEUS na causa, obrigada se poder me ajudar fiquem com DEUS.

    ResponderExcluir
  51. Minha esposa está atravessando esse processo, e daqui alguns dias, vai passar pela rádio, gostaria de ver sim as fotos, claro não vou mostrar pra ela, mas é que faço enfermagem, e estou baseando meu TCC num tema sobre câncer de mama, tenho estudado muito pra isso, e acompanhando ela cada passo, e procurando sempre ajuda-la e apoia-la no que for preciso.

    ResponderExcluir
  52. Minha esposa está atravessando esse processo, e daqui alguns dias, vai passar pela rádio, gostaria de ver sim as fotos, claro não vou mostrar pra ela, mas é que faço enfermagem, e estou baseando meu TCC num tema sobre câncer de mama, tenho estudado muito pra isso, e acompanhando ela cada passo, e procurando sempre ajuda-la e apoia-la no que for preciso.

    ResponderExcluir

Brigadinha pelo recado! E não esqueça de assinar!!